Outubro Rosa: três em cada quatro mulheres têm medo de receber diagnóstico de algum câncer

Estamos passando pelo Outubro Rosa, por isso é preciso estar atenta a algumas informações relevantes sobre a temática que envolve o câncer de mama, para que todas as mulheres possam estar em alerta caso apareça algum sintoma.

O medo de receber um diagnóstico de algum câncer aflige três em cada quatro mulheres, segundo pesquisa da Ipsos. Para 69% das entrevistadas, o câncer de mama é o diagnóstico mais frequente no Brasil. A doença é a segunda com maior incidência, perdendo para o câncer de pele não melanoma, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Os principais sintomas conhecidos pelas mulheres como sinais que demandam uma investigação médica para saber se é câncer de mama são: nódulos, vermelhidão, inchaço, calor e dor na pele da mama. Elas também elencaram o aparecimento de nódulos e inchaço nas axilas como fator de risco.

Imagem: Ipsos

A pesquisa também revela que, se suspeitassem de um câncer de mama, as entrevistadas procurariam um mastologista (46%), um oncologista ou ginecologista (ambos com 22%). Os dados do Inca mostram que 70% dos diagnósticos são realizados por não-oncologistas.

A Ipsos realizou 250 entrevistas online com mulheres de 18 a 55 anos de todo o Brasil, entre 27 de setembro e 2 de outubro de 2018. A margem de erro é de 6,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.

Fonte: Ipsos

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.