Outubro Rosa busca conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

A Secretaria Municipal da Saúde realiza uma série de eventos com objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

O câncer de mama é um problema de saúde pública mundial, sendo a segunda principal causa de morte em mulheres por câncer no mundo. No Brasil, esse tipo de câncer é o que mais mata.

Em Araras, temos hoje, explicações em salas de espera, intensificação na orientação das pacientes durante acolhimento e consultas e aumento de exames de mamografia.  “Para nós da saúde o diagnóstico precoce é uma das estratégias de tratamento bem-sucedido”, afirmou a enfermeira Erika Alves de Freitas do NAES – Núcleo de Apoio em Educação e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Veja a programação do Outubro Rosa:

– Abertura Oficial do Outubro Rosa LIVE – 30/09/2021 às 12h na Casa da Memória (LIVE) com Secretário Municipal de Saúde Dr. Agnaldo Piscopo e da ginecologista e obstetra Dra. Rita Piscopo;

– Intensificação na Coleta de Citopatólico de Colo Uterino, exame clínico das mamas e solicitação de mamografia nas unidades de saúde do município;

– Orientações em sala de espera e durante atendimento nas unidades de saúde – apoio ALARA e Liga FHO – Fundação Hermínio Ometto;

– Implantação oficial do TeleMama;

– Palestra LIVE sobre Câncer de Mama e de Colo de Útero na Câmara Municipal de Araras – 07/10/2021 às 19h30 – Palestrante Dra. Rita Piscopo.

Sobre o câncer de mama

Dentre os sintomas, podemos destacar a presença de nódulos e alterações na pele que recobre as mamas. Esse tipo de câncer apresenta alguns fatores de risco, como idade avançada, história familiar e hábitos de vida. O diagnóstico é realizado por meio de exames de ultrassom, mamografia e biópsia.

O tratamento pode ser realizado por intermédio de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e cirurgia — o médico avalia o melhor tratamento para cada caso. O diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento. O câncer de mama apresenta alguns fatores de risco associados, assim alguns cuidados podem ajudar na sua prevenção, como uma alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

, , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.