Na última sexta-feira, 6 de fevereiro, Rudson Guerra anunciou sua saída do cargo de secretário de Esporte e Lazer de Goiás, após dois anos de gestão. A decisão ocorreu por razões pessoais ligadas à legislação militar, marcando o fim de um ciclo em que projetos de reestruturação e expansão das políticas esportivas foram priorizados no estado.
Com a saída de Guerra, a pasta será liderada por Nilton Cézar Moreira, que atuava como superintendente de Segurança e Infraestrutura Esportiva desde março de 2024. A transição de liderança já demonstra continuidade nas iniciativas iniciadas por Guerra.
Guerra, major da Polícia Militar de Goiás, fez parte da Secretaria de Esporte e Lazer desde sua fundação em 2019, no primeiro mandato do governador Ronaldo Caiado. Sua atuação inicial foi como superintendente de Segurança e Infraestrutura, onde liderou a recuperação e modernização de várias praças esportivas no estado.
“Assumir a Secretaria foi uma honra e um desafio que encarei com seriedade. Trabalhei para recuperar a infraestrutura esportiva e implementei programas focados em inclusão social, o que considero a marca do nosso governo”, comentou Guerra.
Durante sua gestão, Guerra destacou um dos projetos mais significativos: o retorno da MotoGP a Goiás. Ele esteve à frente da candidatura do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, garantindo ao estado a realização do Grande Prêmio de Goiás, previsto para os dias 20 a 22 de março, após 37 anos de ausência dessa importante categoria do motociclismo mundial.
“Foi um trabalho intenso de interlocução para concretizar o contrato de cinco anos com a Dorna Sports. O evento será um marco não só para o esporte, mas para o entretenimento em Goiás,” concluiu Guerra.
Além da MotoGP, a gestão de Guerra também avançou na concessão do Complexo Serra Dourada, prevendo modernização da principal arena esportiva do estado. Diversos programas de inclusão e formação esportiva foram consolidados, incluindo o Projeto Construindo Campeões, a Copa Quilombola, bem como os Jogos Paralímpicos e Jogos Indígenas. A administração ainda ampliou iniciativas voltadas para a promoção do alto rendimento, como o Pró-Goiás Atleta e o Pró-Goiás Esporte.
Sobre o novo secretário
Nilton Cézar Moreira, que assume a Secretaria, é militar com 24 anos de serviço na Polícia Militar de Goiás e possui formação em Direito. Antes de assumir a superintendência da Seel, trabalhou na Assistência Policial Militar da Secretaria de Estado da Infraestrutura entre 2023 e 2024.
“É uma grande honra continuar o trabalho realizado por Rudson Guerra e a equipe da Seel. Acompanhei de perto todas as iniciativas nas praças esportivas e estou pronto para enfrentar este novo desafio na gestão esportiva,” declarou Nilton.
