Projeto do deputado Coronel Adailton busca reconhecimento oficial do grupo que cresce no estado com ações voltadas ao público masculino
O movimento “Legendários”, conhecido por promover eventos de imersão espiritual voltados para homens, pode ganhar um novo status em Goiás. O deputado estadual Coronel Adailton (SD) apresentou, na última quinta-feira (03/07), um projeto de lei que propõe reconhecer o grupo como patrimônio religioso, cultural e imaterial do Estado.
A proposta foi protocolada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e agora aguarda apreciação dos demais parlamentares. Se aprovada, a iniciativa também inclui o movimento no calendário oficial de eventos do estado.
Apoio crescente na Alego
Nos bastidores da política estadual, o movimento tem ganhado simpatizantes. Um exemplo disso é o deputado Paulo Cézar Martins (PL), que, no início de junho, subiu à tribuna usando o uniforme do grupo Legendários, gesto simbólico que demonstrou apoio ao projeto.
Na mesma ocasião, Paulo Cézar propôs a concessão de título de Cidadão Goiano ao fundador do movimento, o pastor guatemalteco Chepe Putzu, e ao diretor regional em Goiás, Nelson Ruela de Lima.
O que é o movimento Legendários?
Criado na Guatemala em 2015, o movimento chegou ao Brasil em 2017. Desde então, tem se expandido rapidamente com sua proposta de “restauração do homem caçador” por meio de retiros intensivos, trilhas, dinâmicas de grupo, orações e acampamentos. Os encontros são chamados de TOP – Track Outdoor de Potencial e contam com participantes de todo o país. Os valores para participar variam bastante, podendo ir de R$ 450 a mais de R$ 80 mil, dependendo da modalidade e da estrutura oferecida.
Apesar de atrair cada vez mais adeptos, o grupo também tem enfrentado críticas e questionamentos públicos. Em maio de 2024, por exemplo, um participante morreu durante uma das atividades em Rondonópolis (MT). Ainda assim, o projeto de reconhecimento segue tramitando normalmente na Alego.
Reconhecimento oficial
Segundo o deputado Coronel Adailton, a proposta tem como objetivo valorizar as manifestações religiosas contemporâneas e destacar movimentos que promovem “o fortalecimento da fé, da disciplina e da reconstrução dos valores familiares”.
“O Legendários tem transformado vidas. É um trabalho sério, espiritual e social. É justo reconhecer seu impacto positivo em Goiás”, justificou o parlamentar na tribuna da Assembleia.
Com apoio político e popular, o projeto poderá transformar oficialmente o Legendários em um dos símbolos da fé e da cultura contemporânea goiana.