Primeira Mostra de Cinema Latino-Americano e Caribenho Atraí Público com 15 Filmes Gratuitos
A Primeira Mostra de Cinema Latino-Americano e Caribenho inicia nesta quinta-feira, dia 4 de setembro, no Cine Cultura, em Goiânia, e segue até o dia 10. Com uma programação diversificada, o evento apresenta um total de 15 filmes de várias partes da América Latina e do Caribe, com entrada gratuita, promovendo o acesso à riqueza cultural da região.
Entre as obras selecionadas, estão produções de renome, comoAbzurdah, da diretora argentina Daniela Goggi, que narra uma obsessão amorosa; e La Llorona, de Jayro Bustamante, da Guatemala, que mistura questões históricas e sobrenaturais ao abordar o genocídio indígena. Outro ponto alto é 7 Caixas, um thriller paraguaio premiado que segue um jovem carreteiro em uma trama envolvente, e o documentário Señorita María, de Rubén Mendoza, que retrata a luta de uma mulher trans em meio a valores conservadores na Colômbia.
A mostra é uma iniciativa do Grupo dos Países da América Latina e do Caribe (Grulac), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás. Os organizadores ressaltam que o evento é uma oportunidade de intercâmbio cultural e de valorização do cinema contemporâneo latino-americano entre o público goiano.
Além da mostra, o Cine Cultura continua exibindo longas em suas sessões comerciais, como O Último Azul, de Gabriel Mascaro, que está atraindo um grande público, e Luiz Gonzaga – Légua Tirana, que explora a trajetória do famoso músico nordestino. Novas sessões de Um Lobo Entre os Cisnes, que foram acrescentadas em resposta a pedidos do público, também estão na programação.
Localizado no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica, o Cine Cultura conta com uma cafeteria para atender os visitantes. Os ingressos para as exibições pagas podem ser adquiridos na bilheteira, que inicia o atendimento 30 minutos antes das sessões em dias úteis e uma hora antes nos fins de semana. Como parte de uma promoção, nas segundas-feiras, todos os visitantes têm direito à meia-entrada.
Programação da Mostra
Confira a grade de exibições programada entre os dias 4 e 10 de setembro:
- 4 de setembro – Quinta-feira
15h – Juntos (16 anos)
17h30 – Abzurdah (Argentina, 16 anos)
20h – La Llorona (Guatemala, 16 anos) - 5 de setembro – Sexta-feira
14h – Luiz Gonzaga – Légua Tirana (14 anos)
16h15 – O Último Azul (14 anos)
18h – Sonho em Outro Idioma (México, 16 anos)
20h – El Salvador Indomable (El Salvador, Livre) - 6 de setembro – Sábado
14h15 – O Último Azul (14 anos)
16h – O Grito de uma Plantação Amaldiçoada (Suriname, 16 anos)
18h – Freda (Haiti, 16 anos)
20h – Presos (Costa Rica, 16 anos) - 7 de setembro – Domingo
14h – Juntos (16 anos)
16h – Misfit # Você é ou Você se Torna (Equador, 14 anos)
18h – 7 Caixas (Paraguai, 14 anos)
20h15 – O Último Azul (14 anos) - 8 de setembro – Segunda-feira
14h15 – O Último Azul (14 anos)
16h – Juntos (16 anos)
18h – Rainhas (Peru, Livre)
20h – Sonhar com Robôs (Uruguai, 10 anos) - 9 de setembro – Terça-feira
14h – Um Lobo Entre os Cisnes (12 anos)
16h15 – O Último Azul (14 anos)
18h – Pérez Rodriguez (Rep. Dominicana, Livre)
20h – Segredos em Família (Chile, 16 anos) - 10 de setembro – Quarta-feira
15h – Juntos (16 anos)
17h30 – Um Lugar no Caribe (Honduras, 12 anos)
20h – Señorita María (Colômbia, Livre)
Com filme de destaque e debates enriquecedores, a Primeira Mostra de Cinema Latino-Americano e Caribenho promete ser um evento memorável, reforçando o potencial da cultura audiovisual da região e seu poder de conexões e reflexões. A visita ao Cine Cultura pode ser uma experiência única, enriquecida por uma variedade de narrativas e olhares.
