Com a implementação da metronização nos sistemas de ônibus da cidade de Goiânia, os coletivos que utilizam os corredores do BRT Norte-Sul e Leste-Oeste têm experimentado um aumento significativo na eficiência. Atualmente, os ônibus estão cruzando aproximadamente 90% dos semáforos em verde nesse segmento, melhorando rapidamente a experiência de transporte público para os cidadãos.
O trecho do BRT Leste-Oeste, que foi idealizado na administração de Sandro Mabel, compreende 3,1 km, com nove cruzamentos semaforizados e quatro estações. Por sua vez, o BRT Norte-Sul, que está em operação, abrange 3,7 km, com 12 cruzamentos e oito estações. A metronização, incorporando tecnologia avançada, elevou a velocidade média dos veículos em mais de 30%, alcançando até 23 km/h, além de picos em certos horários que podem chegar a 25 km/h.
A meta do prefeito Mabel é expandir essa tecnologia para um total de 260 km de corredores metronizados, com o intuito de tornar o transporte coletivo não apenas mais eficiente, mas também mais atrativo para a população. “Sensores instalados nas vias detectam a aproximação dos ônibus e enviam dados a uma central que ajusta o tempo dos semáforos, permitindo maior fluidez”, detalha o prefeito.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destaca a importância do monitoramento constante nos pontos onde a metronização foi instalada. A conectividade dos ônibus é garantida por tags que se comunicam com um sistema semafórico moderno, possibilitando que o controle seja realizado por meio de inteligência artificial. “Essa modernização permite que, ao entrar no corredor, os ônibus tenham um melhor tráfego”, explica.
Além dos avanços tecnológicos, Tarcísio ressalta os ganhos diretos para os usuários, que agora passam menos tempo nos veículos, resultando em uma qualidade de vida superior. “As melhorias nas estações e terminais, somadas à nova frota de ônibus Euro 6 e elétricos, têm reduzido o tempo de viagem e de espera, aumentando a produtividade do sistema”, informa.
Usuários como Neusa Aparecida, moradora do Jardim Novo Mundo, já percebem os benefícios. “Agora consigo chegar mais cedo ao centro. Está muito melhor. Espero que o prefeito continue fazendo investimentos, pois precisamos do transporte”, comenta a funcionária doméstica.
O projeto de modernização em Goiânia advém de um investimento total de R$ 2,1 bilhões, provenientes de investimentos privados ao longo de quatro anos. O foco é a ampliação da mobilidade urbana, integração de modais e inovação tecnológica. A construção de 36 corredores com faixas exclusivas para ônibus e bicicletas visa, ainda, fomentar a mobilidade ativa, incentivando meios de transporte sustentáveis na cidade.
Fotos: Alex Malheiros
