Meio Ambiente e Agricultura: servidores são capacitados em Arborização Urbana em curso foi promovido pela UFSCar

Meio Ambiente e Agricultura: servidores são capacitados em Arborização Urbana

 

Curso de Introdução à Sistemática Vegetal foi promovido pela UFSCar e ministrado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemática Vegetal, nesta semana, nos últimos dias 6 e 7, na Casa da Memória de Araras Pedro Pessoto Filho

 

Visite o portalexpressao.com.br e leia matérias na íntegra

 

Nesta semana, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura foram capacitados na temática de Arborização Urbana. O curso de Introdução à Sistemática Vegetal foi promovido pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)/Campus Araras, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemática Vegetal (GEPSV). A coordenação foi da Profª Drª Renata Sebastiani.

 

O curso foi dividido em conteúdos teóricos e práticos, com abordagem sobre a classificação das angiospermas, definição de herbário, chaves de identificação com base na flora do município de Araras, prática de coleta, registro, herborização (consiste em coletar plantas vivas e secá-las nas devidas condições para que conservem da melhor maneira possível seus órgãos, para o estudo de botânica) de material botânico e elaboração de exsicata (amostra de planta ou alga que é prensada e em seguida seca numa estufa, com temperatura acima apropriada para o material, que posteriormente são fixadas em uma cartolina de tamanho padrão (A3) acompanhadas de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal, coletor, identificador do material, data de coleta e local, para fins de estudos nas áreas de botânica. Exsicatas geralmente são guardadas em herbários, de modo a serem conservadas por anos).

 

O levantamento da biodiversidade botânica em âmbito municipal permite destacar a ocorrência de espécies vegetais protegidas ou ameaçadas de extinção, bem como caracterizar o estado de regeneração da cobertura vegetal.  Neste sentido, a formação de profissionais habilitados permite uma melhor atuação frente à demanda de arborização urbana do município.

 

“Cabe ressaltar a importância da parceria entre a Prefeitura de Araras e a UFSCar, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que desenvolvem projetos de restauração vegetal, recuperação de nascentes e implantação de sistemas agroflorestais nos assentamentos rurais do município, entre outras iniciativas. Esta parceria representa a articulação entre o conhecimento científico advindo das atividades de ensino, pesquisa e extensão com a demanda e preocupação do poder público em promover a recuperação e proteção ambiental em nossa cidade”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-6704 (Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura).

 

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura

 

Secom/Prefeitura de Araras

 

Visite o portalexpressao.com.br e leia matérias na íntegra

Siga nossas redes sociais pelo @expressaoararas

Informações e sugestão de pauta ligue: (19) 9.9299-2057

 

#expressaoararas30anos #livrolegado #mulheresdeexpressao #memorias #naoaoprecoceito #gentedeexpressao #trofeuexpressao2022 #sociedade #noticias #ararassp #jornalismo #informacao #revistaexpressao #noticiasdeararas  #saudeararas #ufscarararas @meioambiente #sustentabilidade #agricultura

 

@prefeituraararasoficial

@pedrinhoeliseu

@gabizorzoeliseu

@professoraanete

@agnaldopiscopo

@ufscaroficial

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.