Médico traz novo modelo de clínica do sono a São Paulo e dá dicas para dormir bem

Polissonografia feita em casa, aliada aos benefícios de se exercitar, cuidar da nutrição e praticar a Higiene do Sono, traz diagnóstico completo e soluções para dormir melhor
Em média, as pessoas dormem 8 horas por dia, o que resulta em cerca de um terço da vida em cima de um colchão. Esse tempo deve ser de qualidade, recuperar as energias e promover a manutenção da saúde corporal e mental. Privado do sono, o corpo tende a apresentar sinais de cansaço, falta de atenção, estresse, desmotivação e até mesmo doenças virais e bacterianas.
“Há importantes acontecimentos durante o sono: aumento da capacidade cerebral, retenção de aprendizados, fortalecimento da memória, regeneração muscular e produção de hormônios essenciais como a leptina, capaz de controlar a sensação de saciedade; o GH, responsável pelo crescimento; e a serotonina, ligado ao prazer”, explica Salomão Carui, médico Otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono, que acaba de inaugurar uma clínica multidisciplinar com um conceito inovador em São Paulo em parceria com o clínico geral Roberto Zeballos.
Inspirado no Departamento de Sono do Centro Médico de Harward, a Clinical Care reúne cerca de 30 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiras, nutricionistas e técnicos em radiologia, para realizar consultas, exames laboratoriais e médicos, como Tomografia, Ecocardiograma e Doppler. E como parte dos problemas do sono estão ligados à falta de exercícios, foi também montado um espaço com equipamentos da líder mundial Life Fitness para, com orientação de personal trainers, acabar com as desculpas para fugir dos treinos.
A academia é completa e conta com produtos de musculação das linhas Insignia e Signature, esteira, bicicleta ergométrica e cross-trainer. Os aeróbicos têm modernos painéis Discover SE3 HD, o console cardio premium da Life Fitness (www.lifefitness.com.br) que permite criar treinos personalizados e monitorar os avanços via Halo Fitness, app que conecta dispositivos Apple® e Android™ aos equipamentos. O painel touch também possibilita assistir televisão e exibir variados conteúdos de aplicativos como Netflix, escolher percursos que simulam diversas paisagens pelo mundo com o Lifescape e se exercitar com outras pessoas em tempo real, via RunSocial.
“Nossa maior motivação é incentivar as pessoas a atingir seus objetivos realizando atividade física. Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto inovador da Clinical Care que se propõe a cuidar da saúde 360 graus, a começar por um check-up completo do sono, seguido pelo tratamento dos distúrbios ligados a ele e importantes cuidados com o corpo e a alimentação”, afirma Maneco Carrano, diretor comercial da Life Fitness no Brasil.
Um dos exames realizado pela clínica é a polissonografia domiciliar. O exame monitora uma noite de sono em casa e é feito com um aparelho que se assemelha a um relógio de pulso, com um microcomputador, três sensores que captam frequência respiratória, roncos e posições do corpo e um dedal com sensor de tonometria, que mede tonicidade do dedo, oxigenação tecidual e cerebral, frequência cardíaca, arquitetura e fases do sono.
“O resultado do nosso exame é muito fiel, já que mantém a rotina do paciente de alimentação, horários e hábitos e não requer acompanhamento profissional para ser realizado. O paciente se conecta sozinho ao aparelho, o retira no dia seguinte e nos devolve para analisarmos os dados”, explica Dr. Salomão, que é membro do corpo clínico-cirúrgico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Sírio-Libanês.
Há diversos problemas ligados ao sono, mas um deles causa mais preocupação. “Quem sofre com apneia tem uma diminuição da oxigenação no sangue e no cérebro nos momentos em que não respira. Com isso, não chega a todos os estágios do sono nem descansa bem, já que a produção dos seus hormônios fica desregulada. Essas pessoas ainda têm maior chance de ter hipertensão, diabetes, colesterol alto, AVC ou enfartar”, aponta o médico.

Dicas para dormir bem
Para ajudar na missão de melhorar a qualidade de sua noite, o Médico Otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono, Salomão Carui, lista cinco atitudes da chamada higiene do sono – que deve ser praticada diariamente, assim como as higienes orais e do corpo:
– Só se deite com sono, mesmo que costume ir para cama sempre na mesma hora. Se estiver deitado sem dormir há mais de 20 minutos, levante e relaxe. Caso esteja com preocupações, anote-as para deixar para o outro dia;
– Se precisar de um cochilo durante o dia, que seja por uns 20 minutos e nunca até tarde da noite. Procure acordar durante a luz do sol, os ritmos circadianos vão te agradecer;
– Acostume o cérebro a relacionar cama com sono. Estabeleça um conjunto de comportamentos que apontam o ato de dormir – como escovar os dentes, ler ou ver algo fora do quarto e preparar a roupa do dia seguinte – e deixe o local pronto, arrumado, com temperatura agradável e sem demasiada luz e barulho;
– Não tome substâncias estimulantes antes de dormir, como café, refrigerantes a base de Cola, chá e álcool, nem use tabaco. Se estiver com fome, tome um pouco de leite ou uma infusão relaxante, mas nada de chocolate;
– Não leia em tablets ou celulares, já que a luz brilhante dificulta o sono, nem se exercite à noite. Como a prática ativa o organismo, a atividade física ajuda a dormir se for feita no mínimo 2 a 3 horas antes de deitar.

Sobre a Life Fitness
Mais informações em www.lifefitness.com.br

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