A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO) destacou-se ao ter oito projetos de instituições educacionais goianas escolhidos para integrar a Mostra Tecnológica da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (Setec), evento organizado pelo Ministério da Educação (MEC) que acontecerá entre os dias 7 e 9 de outubro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
A atividade visa promover a Educação Profissional e Tecnológica, divulgando pesquisas e iniciativas que incentivam o uso de novas tecnologias para resolver problemas concretos e aprimorar a formação cidadã dos jovens brasileiros. Além disso, o evento busca estreitar laços entre as escolas de todo o país.
Iniciativas de Goiás em destaque
Os projetos selecionados incluem:
- “Estômato em Foco”, que aborda a sustentabilidade vegetal, do Colégio Estadual Pedro Alves de Moura, localizado em Rubiataba;
- “Educação e Inovação no Manejo da Intolerância Alimentar”;
- “Irrigação Automática de Baixo Custo”;
- “Explorando o Cerrado”, do C.E. Virgílio do Vale, de Ceres, um jogo que introduz conceitos de um varal automatizado com sensor de chuva e jogos educativos sobre a dengue;
- O Colégio Estadual Jardim Europa, de Goiânia, apresentará o projeto “Recycoin”, que utiliza gamificação e blockchain para promover práticas sustentáveis.
Para a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, esses projetos são um reflexo da capacidade das escolas em formar jovens aptos a transformar conhecimento em soluções que melhoram a vida das pessoas.
“Esses projetos demonstram que a Educação pública de Goiás está preparando estudantes para serem protagonistas, capazes de desenvolver inovações que se aplicam ao cotidiano. Estamos extremamente orgulhosos de nossos alunos, educadores e instituições”, afirmou a secretária.
O evento não apenas representa uma vitrine para os projetos, mas também reforça a importância de iniciativas que conectam educação, tecnologia e sociedade, promovendo um impacto significativo no desenvolvimento social e comunitário.