O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, selou nesta sexta-feira (24/10) a transformação da Avenida Progresso, localizada no Setor Jaó, que passará a ser chamada de Avenida Dr. Licínio Leal Barbosa. A mudança visa homenagear o legado de um importante jurista e educador, que nos deixou em março deste ano.
O projeto de lei, denominado 196/2025 e de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Policarpo, reconhece a significativa contribuição de Licínio Leal Barbosa para as áreas jurídica, acadêmica e social. A solenidade, que festejou os 92 anos de Goiânia, contou com a presença de personalidades como o vereador Wellington Bessa e o deputado estadual Coronel Adailton, além da família do homenageado.
Durante a homenagem, Sandro Mabel enfatizou o impacto da trajetória de Licínio Leal Barbosa na formação de gerações de advogados. “Ele era uma referência de firmeza e respeito no ensino. Participar deste momento, que eterniza sua memória, é uma grande satisfação”, declarou o prefeito. Mabel ressaltou a importância da educação e da justiça que o homenageado defendeu ao longo da vida.”
Representando a família, Abadia Elizete Silva Leal Barbosa expressou sua gratidão pela homenagem. “Estamos muito felizes por essa lembrança. Licínio sempre valorizou a união, a sabedoria e a humildade. Agradecemos ao município por reconhecer seu papel vital na justiça e na educação”, afirmou.
José Carlos Ferreira dos Santos, Grande Inspetor Litúrgico da 1ª Inspetoria Litúrgica do Estado de Goiás, também destacou a relevância da obra de Licínio na comunidade acadêmica e maçônica. “Ele dedicou sua vida à formação e à defesa da justiça. Este ato simbólico é importante para todos que tiveram a chance de aprender com ele”, afirmou.
Quem foi Licínio Leal Barbosa: Formado em Direito pela primeira turma da Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1964, Licínio atuou como professor titular e livre-docente. Doutor em Direito Penal, foi diretor da Faculdade de Direito de 1980 a 1986 e coordenador do Mestrado em Direito, destacando-se na implementação dos cursos de Direito Agrário e Ciências Penais.
Além de autor de mais de 20 publicações, Licínio presidiu o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e foi membro da Academia Goiana de Letras Jurídicas e da Academia Goiana de Letras. Ele também ocupou o cargo de nono Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás.



