No dia 18 de setembro, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, oficializou o início das obras de revitalização de mais de 37 ruas e avenidas no Setor Marista. O recapeamento será realizado com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), destinado aos trechos mais deteriorados, enquanto 15 vias no Setor Marista e uma no Setor Oeste receberão microrrevestimento asfáltico. O investimento totaliza aproximadamente R$ 7.815.161,98 e as obras têm prazo de execução previsto para até 60 dias.
O trabalho será coordenado pelo Consórcio CFJ, que já atuou em projetos anteriores, como o recapeamento do Setor Guanabara e o acesso à Ceasa. A intervenção abrangerá serviços como remendos profundos, reciclagem de base, pavimentação em concreto e aplicação de pintura de ligação, resultando na revitalização de cerca de 18 quilômetros de vias na região.
Durante a assinatura da ordem de serviço, o prefeito enfatizou a relevância da fiscalização na execução das obras. “Estamos comprometidos em tornar a cidade mais funcional. Este projeto utilizará técnicas que preservam o asfalto em boas condições e gerenciam melhor os recursos. Nossa meta é garantir a segurança e a fluidez do tráfego para todos os motoristas,” destacou Mabel, acrescentando que, no próximo ano, uma grande licitação para micropavimentação será aberta para dar continuidade às melhorias na infraestrutura da cidade.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Francisco Elísio Lacerda, também abordou a importância das ações. Ele explicou que o trabalho no Setor Marista consistirá em cerca de 14 quilômetros de recapeamento e 4 quilômetros de microfresagem, com a possibilidade de realização das atividades durante a noite devido ao intenso fluxo de veículos. “Essas melhorias vão garantir uma pavimentação de maior qualidade, resultando em menor custo de manutenção e maior durabilidade das vias,” afirmou o secretário.
A expectativa sobre as melhorias é positiva entre os motoristas e a população local. Pablo Muniz de Godoy, um motociclista de aplicativo, ressaltou que a condição atual do asfalto tem prejudicado sua segurança e eficiência. “As ruas estão em péssimas condições, o que impede agilidade no meu trabalho e aumenta o risco de acidentes. Essa obra é um benefício necessário, especialmente em relação aos impostos que pagamos,” comentou.
Fotos: Alex Malheiros