Livro descomplica a escrita científica para ajudar a ciência brasileira a se aproximar da sociedade

Doutor Aldo Fontes-Pereira publica obra que vai ajudar a ciência brasileira a produzir, divulgar e impactar os achados nacionais.

Aproximar a ciência das pessoas. Este é o objetivo de um cientista quando publica um artigo. Ao menos, é o que deveria acontecer. A prática é totalmente diferente: na hora de difundir os achados, muitos não ganham a visibilidade que deveriam. Neste momento, todos perdem: cientistas, ciência e sociedade.

Para ajudar a comunidade científica a não incorrer no erro, o doutor em Ciências e professor universitário Aldo Fontes-Pereira lançou o manual: Escrita científica descomplicada: como produzir artigos de forma criativa, fluida e produtiva, pela Editora Labrador, para que todas as pesquisas sejam eternizadas, compreendidas e o mais importante: utilizadas.

A obra promete tornar o processo de escrita, publicação e divulgação de artigos mais assertivo. Segundo o autor, o Brasil produz um alto número de artigos científicos anualmente, mas com baixo impacto na sociedade. E para que o país cresça cientificamente, é preciso dar um próximo passo: impactar a vida das pessoas e fazer com que todos tenham acesso ao resultado dessas pesquisas.

Para isso, Aldo criou um método inovador que torna o processo de escrita, publicação e divulgação dos papers – ensaios, artigos ou dissertações sobre um assunto específico – mais fluidos, criativos e, com isso, produtivos.

“Apresentarei as dicas dos maiores cientistas do mundo, dos editores das melhores revistas científicas, dos revisores de artigos e projetos e, claro, o método que nasceu ao agrupar todas essas lições” (Escrita científica descomplicada, p. 21)

Além de doutor em Ciências e em Engenharia Biomédica pela UFRJ, Aldo Fontes-Pereira também é editor-associado da revista Fisioterapia em Movimento e membro do corpo de revisores de periódicos nacionais e internacionais, professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos – Unifeso e especialista em ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.

Ficha técnica:

Título:  Escrita científica descomplicada
Subtítulo: Como produzir artigos de forma criativa, fluida e produtiva
Autor: Aldo Fontes-Pereira
Editora: Labrador
ISBN-10: ‎ 6556251380
ISBN-13: ‎ 978-6556251387
Formato:  23×16 cm
Páginas: 144
Preço: R$ 39,90 (físico) R$19,90 (eBook)
Link de venda: https://bit.ly/escritacientificadescomplicada

 

Fonte: Aldo Fontes-Pereira, doutor em Ciências e em Engenharia Biomédica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.