José Ometto III terá arrastão da dengue neste sábado

O bairro José Ometto III, localizado na região Leste, terá neste um arrastão contra a dengue neste sábado (15). Com objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, a ação acontece das 7h ás 13h. A iniciativa é uma parceria das Secretarias Municipais da Saúde e Serviços Públicos.

De acordo com o Setor de Controle de Endemias, dos 124 casos registrados até o momento em Araras, 41 (33%) foram notificados no bairro da região Leste 1.

“A região Leste 1 conta atualmente 63 casos de dengue, 50,8% do total registrado até aqui. O José Ometto III já foi nebulizado duas vezes neste ano, nos meses de março e abril”, explicou a coordenadora de Endemias e Zoonoses, Luciana Bianco.

Segundo a planilha de casos, atualizada nesta quinta-feira (13), Araras tem 124 casos positivos de dengue: 121 autóctones (contraídos no município) e três importados (contraídos em outras localidades). Além disso, outras 56 pessoas aguardam resultado de exame para diagnóstico e 201 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

Além da dengue, o Aedes aegypti é transmissor do zika vírus, chikungunya e febre amarela. Em 2020, foram confirmados em Araras 887 casos de dengue (813 autóctones e 14 importados).

Algumas ações de prevenção são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito nas residências. Fique atento(a) e faça a sua parte:

Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Outras informações podem ser obtidas no Setor de Controle de Endemias pelo telefone (19) 3132-0575.

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

Imagem: Divulgação

, , , , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.