O Instagram lançou esta semana o IGTV, uma espécie de extensão que vai permitir a publicação de vídeos mais longos e que tem o intuito de ser como uma TV no celular, dado que as imagens serão reproduzidas na vertical, não precisando nem mesmo virar a tela para poder assistir. A novidade foi revelada pela própria empresa em um encontro com jornalistas na Califórnia.
O Instagram foi criado em 2010 e sempre buscou se adaptar às vontades e necessidades de seus usuários, uma vez que de primeiro momento os vídeos postados poderiam ter duração de até 15 segundos, depois foi para no máximo 1 minuto, como está até hoje, e também agregou o stories, pequenos filmes que ficam por 24 horas no perfil e depois são apagados. Agora a novidade é referente aos vídeos que poderão ter até uma hora de duração, e que tem a missão de agregar os influenciadores e seus seguidores em uma nova plataforma que vem para competir de frente com o YouTube, a vertente de vídeos do Google.
O aplicativo, que estará ligado ao Instagram, também poderá ser baixado individualmente, e qualquer pessoa poderá criar um canal para a produção de conteúdos. De início, não será monetizado e nem terá anúncios, o que é motivo de pauta para os proprietários da ferramenta que discutirão sobre essas temáticas no futuro. Com o aumento do uso de smartphones, a nova atualização do Instagram tem tudo para dar certo, e esse não é o único motivo, pois nos últimos tempos, o YouTube esteve em alta com seus influenciadores, todavia agora terá que lidar com um concorrente desenvolvido por uma marca forte e que já tem presença efetiva no mercado.
Resta-nos observar o desenrolar desta nova aplicação para vermos qual será o posicionamento tanto por parte dos influenciadores como dos concorrentes que terão que mostrar mais dinamismo no desafio de competir com uma novidade que chegará com força no mercado de vídeos.