Iniciam nesta segunda-feira, 14 de julho, as inscrições para a Prova Nacional Docente, um exame adotado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia. A nota obtida pelos candidatos será um dos critérios para classificação nos futuros Processos Seletivos Simplificados da rede municipal.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 25 de julho, por meio do site https://pnd.inep.gov.br/pnd. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser quitada até 31 de julho. A boa notícia é que os alunos já inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) não precisarão pagar, pois são automaticamente cadastrados na Prova Nacional Docente. A realização do exame está marcada para o dia 26 de outubro, e o resultado final será divulgado em 10 de dezembro.
A prova se fundamentará nas matrizes de referência do Enade para Licenciaturas e terá duração de 5 horas e 30 minutos. A avaliação será dividida em duas partes: uma com 30 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva sobre Formação Geral Docente, e a outra com 50 questões específicas de cada área de avaliação das licenciaturas.
A Prova Nacional Docente foi criada pelo Ministério da Educação através da Portaria MEC nº 96/2025. O intuito é facilitar a seleção de professores para as redes estaduais e municipais em todo o Brasil. Podem participar profissionais licenciados ou com formação pedagógica, sendo a participação obrigatória para os estudantes que se formam nas instituições de ensino superior.
Esse exame busca fortalecer a seleção de docentes nas escolas públicas com um processo justo e transparente. Em vez de substituir as seleções locais, a Prova Nacional Docente adiciona qualidade e critérios objetivos à escolha dos profissionais, ao mesmo tempo que promove a valorização do magistério por meio de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa abrange cerca de 2,3 milhões de professores em todo o país e inclui iniciativas complementares, como o Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores e um Portal de Formação, além de parcerias com bancos públicos e outros ministérios para ações de valorização. O período para a quitação da taxa de inscrição vai de 14 a 31 de julho.
Fotos: Laís Borges
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia