Imunização com vacina de Oxford começa em Araras

Araras retomou a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (28), no Ginásio Municipal de Esportes Nelson Rüegger. Os imunizados da vez são os profissionais da saúde com registro nos Conselhos de Classe e comprovação de residência na cidade. Essa etapa da vacinação, que tem previsão de término nesta sexta (29), acontece das 8h às 20h.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 1.310 doses da vacina da Universidade de Oxford/Inglaterra, importada da Índia pelo Governo Federal, serão aplicadas em médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentistas, farmacêuticos e demais profissionais registrados nos respectivos conselhos.

“É necessário ser da ativa. Basta apresentar a carteirinha do conselho, documento com foto e comprovante de residência, para vacinar. Na primeira remessa das vacinas, contamos com 1.720 doses oriundas do Instituto Butantan, para imunizar o pessoal da linha de frente”, explicou o secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo.

Para o farmacêutico Kleberson Edilson Chiarotti, que chegou ao ginásio às 5h, sendo o primeiro a ser vacinado, o sentimento é de alívio. “É o que faltava pra todo mundo, nós farmacêuticos enfrentamos a pandemia todo dia, desde o primeiro dia”, disse Chiarotti.

A Secretaria da Saúde reforça que todos os profissionais da saúde serão vacinados gradativamente, conforme a disponibilidade de doses da vacina enviadas ao município, assim como toda a população ararense. “Infelizmente não podemos precisar a data, mas a expectativa é que parte da população mais idosa também receba o imunizante muito em breve, de acordo com a chegada de novas doses”, completou o secretário Piscopo.

Logística da vacinação

Realizada no Ginásio Municipal de Esportes Nelson Rüegger, as vacinações seguirão as seguintes dinâmicas: por drive thru, na área externa do complexo esportivo e presencialmente, no interior do Ginásio.

A logística da vacinação conta com o auxílio de vários setores da Prefeitura e instituições da cidade, além da Secretaria Municipal de Saúde:

– Educadores físicos (Secretaria de Esportes) – responsáveis pelo fluxo das filas;

– Dentistas (Secretaria da Saúde) – responsáveis pelos cadastramentos;

– Vigilância Epidemiológica (Secretaria da Saúde) – aplicações de vacinas;

– Voluntários da FHO (Fundação Hermínio Ometto) – aplicações de vacinas;

– Tecnologia da Informação (TI) – suporte técnico;

– Agentes de trânsito – controle do tráfego de veículos;

– Guardas Civis Municipais – segurança do local

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

Imagem: Secom/Prefeitura de Araras

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.