Identifique problemas no seu chuveiro com dicas de profissional

O outono tem início no mês de março e junto com ele começam a aparecer os problemas com o chuveiro. Isso é comum porque as pessoas querem tomar banhos mais quentes nessa estação e acabam forçando mais a resistência. Segundo o eletricista Marcos de Biasi, que atende pelo GetNinjas, esse é apenas um dos problemas que chuveiros elétricos costumam apresentar.
Para prevenir essa e outras situações, que podem ser agravadas pelo mau uso do chuveiro, o eletricista levantou os principais problemas e dúvidas dos clientes que procuram por ele. Biasi ensina como evitar essas situações ou identificá-las de maneira correta para que um especialista possa resolver.

Liberação de fumaça
O primeiro passo a seguir nesses casos é desligar a chave geral e identificar a origem da fumaça. Na maioria das vezes, esse problema é ocasionado por má conexão da emenda da rede elétrica com o chuveiro. Dica: Sempre utilize o conector obrigatório que aparece no manual de instalações e nunca o substitua por uma fita isolante, já que ela é o primeiro item que queima. Por isso, surge aquele cheiro forte de plástico queimado.

Ligar o chuveiro derruba a energia da casa
Isso provavelmente não vem acontecendo desde sempre, mas deve ter iniciado após a troca do chuveiro por um mais forte. Antigamente, os chuveiros tinham em média de 4 a 5 mil watts, mas hoje já estão chegando a 7500 watts. Dica: Nunca troque um chuveiro sem antes realizar a troca do disjuntor e da fiação. Ao fazer isso, você acaba agindo irregularmente, pois o novo chuveiro não aguenta receber o dobro da resistência sem a adequação necessária.

A água para de esquentar
Geralmente este problema está ligado ao disjuntor, portanto confira se ele não caiu. Dica: Evite fechar demais a torneira para a água ficar mais quente. Esse hábito provoca um superaquecimento da resistência e, consequente queda da chave geral. Porém, se o disjuntor não tiver caído é porque a resistência queimou. Nesse caso, a solução é trocá-la.

Resistência queimada
Para a troca da resistência, é importante se atentar à voltagem correta, de acordo com o chuveiro, para que tanto a potência quanto a tensão sejam corretas. Dica: A própria embalagem da resistência ensina a realizar a troca. É simples.

Posso ligar chuveiro de 220v no 110v?
A resposta é não, já que o chuveiro não vai aquecer nessa condição. Dica: Tome muito cuidado com o procedimento ao contrário. Ligar um chuveiro 110v na rede 220v vai queimá-lo na hora.

Como descobrir a voltagem da minha casa para ligar o meu chuveiro?
Existem vários tipos de medidores, até mesmo para o uso doméstico. Eles são facilmente encontrados em lojas de materiais elétricos ou de materiais de construção. Para leitura do indicador da voltagem basta a identificação corretas das luzes, uma luz acesa é 110v e duas luzes 220v.

Fonte: Fala Criativa Comunicação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.