O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) promoverá nesta segunda-feira, 15 de dezembro, a sua 5ª Simulação de Catástrofe e Desastre. O evento ocorrerá no Parque Nova Esperança, localizado nas proximidades da GO-070, em Goiânia.
Marcado para às 10 horas, o simulado simulará um acidente de trânsito com múltiplas vítimas, visando avaliar a resposta integrada do hospital em colaboração com diversas forças de segurança e resgate. O exercício começará com o atendimento no local do “acidente” e, posteriormente, as vítimas serão transferidas para o Hugol, onde serão submetidas à triagem e atendimento de emergência, conforme a gravidade dos ferimentos.
O diretor-geral do Hugol, Wermerson Silva, informou que o exercício contará com 20 vítimas, cada uma com ferimentos variados, que vão de leves a graves, para assegurar um contexto realista durante o treinamento. “A simulação é uma oportunidade valiosa para testar nossos protocolos e fluxos operacionais. Em um ambiente controlado, conseguimos identificar áreas que precisam de melhorias e garantir nossa preparação para situações reais de emergência”, comentou Silva.
Além da equipe assistencial do Hugol, participarão do exercício o 1º Batalhão Rodoviário (BPMRV) da Polícia Militar do Estado de Goiás, o Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).
O simulado também receberá suporte de várias instituições, incluindo o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), entre outras autoridades locais.
Serviço
O que: 5ª Simulação de Catástrofe e Desastre (Hugol)
Data: segunda-feira (15 de dezembro), às 10h
Local: proximidades da GO-070
