A ampliação do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), situado na Macrorregião Centro-Norte de Goiás, foi recentemente anunciada com um investimento de R$ 30 milhões. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde, Rasível Santos, durante uma visita à unidade de saúde.
A ampliação do hospital triplicará sua área construída, passando de 2 mil m² para 6.500 m². A reforma contempla a ampliação de leitos, que aumentarão de 29 para 62 na ala adulta e de 11 leitos infantis. Além disso, as salas de cirurgia serão incrementadas, passando de 2 para 5, e um novo formato será implementado no pronto-socorro, que contará com 15 leitos de observação, divididos entre masculino, feminino e pediátrico.
Outras melhorias incluem a reforçada Central de Materiais e Esterilização, a estrutura da UTI e o espaço para o tratamento de resíduos, assegurando um atendimento de maior qualidade e segurança para a população.
A unidade também receberá novos equipamentos, como um aparelho de raios-X e um tomógrafo, que aumentarão a eficiência dos atendimentos, permitindo que os exames sejam realizados no próprio hospital, reduzindo deslocamentos dos pacientes. Estão previstas, ainda, a instalação de uma nova subestação de energia elétrica.
Aumento na Capacidade de Atendimento
Com as reformas, o Heja terá a capacidade ampliada para atender mais 1,2 mil pacientes por mês, o que se traduz em 14,4 mil atendimentos adicionais por ano. Durante sua visita, o secretário Rasível Santos indicou que o processo de licitação para as obras será iniciado em breve.
“O Heja é crucial para a rede de urgência e emergência da região, e nosso objetivo é atender a população com o menor deslocamento possível, fortalecendo a regionalização da Saúde. O estado se tornará mais próximo das pessoas, oferecendo atendimento onde quer que elas estejam,” declarou Santos.
O prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, destacou a importância da parceria com o governo estadual. “Estamos vivenciando uma transformação na Saúde de Jaraguá e da região. Isso demonstra um comprometimento com a descentralização dos atendimentos e nosso objetivo é continuar a melhorar,” afirmou.
História do Hospital
Fundado em 1990, o Hospital Estadual de Jaraguá opera 24 horas, atendendo tanto a população local quanto residentes de municípios vizinhos na região Centro-Norte. Em 2025, a unidade foi agraciada com o prêmio Top Quality de Excelência no Programa 5S, uma certificação que reconhece a qualidade e a organização dos serviços prestados, demonstrando o comprometimento contínuo com a segurança dos pacientes e a eficiência nos atendimentos.
