Grupos de caminhada em unidades de saúde de Araras estimulam a prática de exercícios

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria da Saúde, promove ações voltadas a garantir mais qualidade de vida à população. Entre essas atividades estão os grupos de caminhada que acontecem no ESF (Estratégia Saúde da Família) Fermin Blanco Vianna e no ESF Bento Feres.

No ESF Fermin Blanco Vianna, os encontros acontecem às segundas-feiras, a partir das 7h30, com 30 minutos de caminhada e 15 minutos de alongamento e relaxamento.

Já no ESF Bento Feres, os encontros acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, também a partir as 7h30. “Às segundas-feiras, os pacientes realizam exercícios físicos na academia ao ar livre. Nos outros dois dias, realizam caminhadas ao redor do Parque Ecológico e alongamentos. Estimular a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis: esse é nosso principal objetivo”, explicou o agente comunitário de saúde do local, Adriel Nunes.

Além disso, os participantes recebem orientações sobre alimentação – em especial para diabéticos e hipertensos. Também há aferição de pressão antes e depois dos exercícios físicos. Caso alguém tenha alguma alteração considerável, é encaminhado para avaliação com o clínico geral.

Os grupos são abertos a todas as pessoas que queiram participar, independentemente de ser paciente da unidade ou não, com o principal objetivo de estimular a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis como forma de prevenção a doenças, mas também visando promover o bem-estar e a interação dos pacientes, tanto entre eles quanto com as equipes de saúde.

“Iniciamos o grupo nesta segunda-feira (14) e já temos 20 pessoas inscritas. Estamos muito felizes com a receptividade das pessoas. Agora, nosso objetivo é oferecer a caminhada duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, a partir de novembro”, ressaltou a enfermeira do ESF Fermin Blanco Vianna, Juliana Caroline dos Santos.

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.