Isis Dias e Sabryna Ramalho, alunas da UEG, estão a caminho do Reino Unido para um intercâmbio em cinema, com apoio financeiro do edital Goiás Mundo Afora.
Duas estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) iniciaram uma experiência no exterior, após serem selecionadas para o programa Goiás Mundo Afora. Isis Dias e Sabryna Ramalho conquistaram a Bolsa de Formação Internacional Audiovisual, possibilitando um intercâmbio de seis meses na Bath Spa University, na Inglaterra, com todas as despesas cobertas por recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), gerida pelo Governo de Goiás.
As alunas embarcaram no início de setembro, coincidente com o início do ano letivo europeu, e terão a oportunidade de se integrar à Bath School of Art, Film and Media. Durante esse período, elas participarão de um currículo diversificado que inclui aulas teóricas e atividades práticas, tudo financiado pelo programa.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta que essa iniciativa reflete o progresso das políticas culturais, especialmente no que diz respeito ao apoio a jovens talentos. “Essa oportunidade vai enriquecer a formação delas, tanto pela troca cultural quanto pelo acesso a uma infraestrutura técnica avançada”, afirmou.
Após regressarem ao Brasil, as estudantes deverão compartilhar seus aprendizados através de oficinas gratuitas voltadas para outros alunos e profissionais do audiovisual. O objetivo é disseminar as experiências adquiridas e ampliar o conhecimento sobre as oportunidades internacionais no campo das artes.
Para Sabryna, essa experiência na Bath Spa University vai além do aprimoramento acadêmico; ela enxerga a chance de promover o cinema goiano em um cenário global. “É importante que o potencial do nosso cinema seja reconhecido. O impacto desse intercâmbio vai além das nossas carreiras, refletindo na indústria como um todo”, afirmou.
Isis compartilha do mesmo entusiasmo, destacando a oportunidade de interação com uma rica produção cinematográfica. “Estar próxima a uma instituição com parcerias com entidades como a BBC e a Netflix nos permitirá adquirir conhecimentos valiosos, que esperamos trazer de volta e compartilhar com nossa comunidade”, concluiu.
Fotos: Acervo pessoal