O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), inaugura a primeira sala de cinema pública de Pires do Rio, que será oficialmente apresentada no dia 30 de outubro. O novo espaço, localizado no Museu Ferroviário, foi completamente revitalizado e agora oferece uma estrutura moderna para exibições de filmes, promovendo acessibilidade à cultura para a população local.
Com um investimento de R$ 700 mil, a revitalização do museu incluiu a recuperação do telhado e do piso, além de melhorias na rede elétrica, na praça externa e na pintura. A acessibilidade também foi aprimorada, possuindo um novo sistema de climatização e mobiliário moderno. “Esse projeto não apenas preserva um importante patrimônio histórico, mas também democratiza o acesso cultural no interior do estado”, destacou a secretária Yara Nunes.
A nova expografia do museu foi desenhada para oferecer uma experiência interativa aos visitantes. Yara Nunes salientou que foram criadas instalações que, embora contemporâneas, preservam o charme das antigas estações ferroviárias, além de garantir a acessibilidade com informações em texto, áudio e Libras.
O auditório do museu foi transformado no Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio, que terá curadoria do Cine Cultura. A sala exibirá filmes gratuitamente a cada 15 dias, durante os finais de semana. Nos dias úteis, o espaço será disponibilizado para a comunidade piresina acolher palestras e eventos culturais.
A reforma do museu e a criação do cinema público são iniciativas que atendem ao Plano Estadual de Cultura (PEC), sancionado em 2023, que visa promover a ampliação da oferta cultural em Goiás. O plano inclui a instalação de cinemas e cineclubes ao longo do estado. Com a revitalização do Cine Cultura em Goiânia e a transformação do Cine Teatro São Joaquim na cidade de Goiás, o Governo de Goiás reafirma seu compromisso em democratizar a cultura, proporcionando acesso ao cinema para moradores de Pires do Rio e regiões vizinhas.
“O cinema deve ser acessível a todos, não apenas a um seleto grupo. Ele é uma importante ferramenta de educação e identidade cultural”, afirmou Yara Nunes, ressaltando o empenho do governo para garantir que todos os goianos, independentemente de sua localidade, possam usufruir dessa forma de arte.
Espaço de Memória
Situado a 145 km de Goiânia, o Museu Ferroviário é um importante polo cultural de Goiás, preservando a história da ferrovia no estado. Seu acervo inclui locomotivas, balanças e equipamentos dos séculos XIX e XX, além de pertences de ferroviários que marcaram a história da Estrada de Ferro Goyaz. O museu, que conta agora com um auditório reformado, tem como objetivo valorizar e educar sobre a memória ferroviária local.