Um importante passo para a formação em gestão cultural no Brasil será dado com a abertura, nesta quinta-feira (4), das inscrições para a primeira pós-graduação Lato Sensu gratuita nessa área, promovida pelo Governo de Goiás. O curso, que visa capacitar profissionais do setor cultural, terá início em fevereiro de 2026 e conta com um total de 100 vagas disponíveis.
As inscrições poderão ser feitas até 18 de dezembro de 2025, exclusivamente pela internet, no site oficial da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Esta iniciativa é fruto de um convênio entre a UEG e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), formalizado em 27 de novembro em uma cerimônia na Reitoria da UEG em Anápolis.
Este curso de especialização, com duração de 18 meses, é considerado um marco nas políticas públicas de formação profissional no estado. A proposta é fortalecer a atuação técnica e estratégica dos gestores culturais e da comunidade externa, elevando o nível de qualificação de todos os envolvidos na execução e desenvolvimento de políticas culturais no Estado de Goiás.
Financiada pela Secult, a pós-graduação será gerida pelo Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual da UEG (CriaLab) e ocorrerá na unidade Universitária de Goiânia-Laranjeiras, utilizando a modalidade de Educação a Distância (EaD). As aulas serão oferecidas de forma síncrona e telepresencial, com o apoio do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear).
Os alunos terão a oportunidade de se inscrever em dois editais: um voltado para servidores públicos, tanto estaduais quanto municipais e federais, além de profissionais da cultura de Goiás e de outros estados; e outro específico para docentes da comunidade externa. A grade curricular abordará tópicos cruciais, incluindo captação de recursos, planejamento, elaboração de projetos, gestão financeira e execução orçamentária.
Para informações adicionais sobre o processo seletivo, incluindo os editais, os interessados devem acessar o site do CriaLab na UEG, disponível em abre.go.gov.br/b22296b.
Fotos: Secult
