Goiás registrou um significativo salto de 11 posições no ranking nacional de qualidade de rodovias, um estudo conduzido pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), atualizado em 2025. Sob a gestão do governador Ronaldo Caiado, o Estado passou da 19ª para a 8ª colocação, demonstrando avanços substanciais na infraestrutura viária. Em 2019, apenas 29,4% da malha rodoviária estava classificada como boa ou ótima; agora, esse percentual aumentou para 46,8%.
Os dados foram divulgados no dia 17 de dezembro de 2025, na Pesquisa CNT de Rodovias, que analisa a infraestrutura rodoviária em todo o Brasil. A avaliação foi abrangente, considerando 7.684 quilômetros da malha viária goiana, incluindo trechos sob jurisdição federal e estadual. O resultado representa o melhor desempenho do Estado desde o início das medições em 2006.
Em um comparativo mais recente, Goiás melhorou oito posições de 2024 para 2025, reflexo direto de um investimento robusto de R$ 3,5 bilhões no setor apenas neste último ano. Essa transformação é visível em critérios como pavimentação, condições geométricas das vias e sinalização, todos fundamentais para fortalecer a infraestrutura rodoviária como motor do crescimento econômico e social do Estado.
“Conquistamos o melhor resultado na série histórica da Pesquisa CNT de Rodovias”, afirmou Pedro Sales, presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).
A agência destaca que esse progresso é fruto de investimentos contínuos iniciados em 2019, sob a visão do governador Ronaldo Caiado, que considera a infraestrutura essencial ao desenvolvimento logístico e social goiano. Vale ressaltar que os avanços registrados refletem não apenas a gestão pública, mas também um conjunto de obras que incluem mais de mil quilômetros de pavimentação e duplicação, além de melhorias em 4 mil quilômetros de rodovias.
“Quando assumimos, a malha viária estava em estado crítico, com sérias limitações de trafegabilidade”, relembrou Pedro Sales.
A pesquisa da CNT revelou também que 44,9% das rodovias em Goiás se encontram em condições regulares, enquanto apenas 8,3% são classificadas como ruins ou péssimas. Tais indicadores confirmam a eficácia das políticas de conservação e recuperação implementadas nos últimos anos, com foco na segurança viária e maior eficiência logística.
“Estamos direcionando recursos para os trechos que precisam de atenção, mantendo a malha viária como um ativo vital para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, destacou Pedro Sales.
Em relação à sinalização, 70,3% da malha avaliável obteve boas notas, um progresso considerável em relação a 2019, quando 66,6% foi classificada como péssima, ruim e regular. Izelman Oliveira da Silva, diretor de Planejamento da Goinfra, disse que os resultados são um indicativo claro de que os investimentos estão sendo bem direcionados e produzem resultados rápidos e mensuráveis.
“Esse progresso é um sinal de que estamos indo na direção certa, com recursos que trazem benefícios claros e reconhecidos”, completou Oliveira da Silva.
Análise da Pesquisa CNT
A Pesquisa CNT de Rodovias tem como finalidade avaliar as condições das rodovias pavimentadas no Brasil. Em 2025, as avaliações ocorreram por meio de 24 equipes, que percorrem 114.197 quilômetros em um período de 29 dias. Essa metodologia incluiu trabalho de campo, com análise visual, filmagens para avaliação via algoritmos de inteligência artificial e mapeamentos baseados em dados anteriores.
No total, a malha rodoviária de Goiás, que abrange trechos federais e regionais, foi detalhadamente analisada, evidenciando a relevância de iniciativas que garantam a melhoria contínua das condições das estradas.
Os dados importantes para o futuro da infraestrutura goiana ressaltam que investimentos em conservação e sinalização são cruciais para assegurar o desenvolvimento econômico e social do Estado. A valorização das rodovias é, sem dúvida, uma prioridade que trará frutos para a sociedade goiana.

Referências e Links
Aberto edital para conservação de rodovias, aeródromos e balsas
Estado entrega pavimentação da GO-319 e reforça plano de modernização das rodovias
