A gestão do prefeito Sandro Mabel coloca Goiânia em destaque global ao receber premiações que reconhecem suas iniciativas em gestão pública, sustentabilidade e inovação. Recentemente, a capital se destacou como um exemplo de políticas efetivas em transporte público e preservação ambiental, mostrando que, mesmo com desafios, está no caminho certo para um futuro mais sustentável.
Dentre as principais conquistas, o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) denominado Cidade Inteligente garantiu o 3º lugar no Prêmio UNECE PPP e Infraestrutura 2025, realizado pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa. Esse prêmio é destinado a projetos que promovem o desenvolvimento urbano sustentável. A cidade foi a única brasileira entre os 62 finalistas internacionais, destacando-se pela integração em iluminação pública, telecomunicações e geração de energia solar.
Goiânia ainda se destacou no Cidade CSC 2025, o principal evento de cidades inteligentes da América Latina, realizado em São Paulo. Nesse evento, a administração Mabel recebeu o 1º lugar no Prêmio Banco do Brasil Gestão Inteligente da Região Centro-Oeste e o 2º lugar no Ranking Connected Smart Cities, além de conquistar o Selo Connected Smart Cities – Nível Ouro. A introdução da tecnologia de metronização no transporte coletivo resultou em uma redução de 30% no tempo de deslocamento dos ônibus, uma inovação sem precedentes no Brasil.
No mês de setembro, Goiânia foi agraciada com o título internacional de Tree Cities of the World (Cidades Árvores do Mundo), concedido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura em colaboração com a Arbor Day Foundation. Este reconhecimento valida os esforços da cidade na preservação de áreas verdes, com uma área verde de 94 metros quadrados por habitante, um número quase oito vezes superior ao recomendado pela ONU, reforçando a qualidade de vida da capital.
Adicionalmente, Goiânia também foi premiada no Band Cidades Excelentes 2025, destacando-se em categorias relacionadas a sustentabilidade, saúde, infraestrutura e mobilidade urbana. A avaliação é feita através da plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Áquila), que analisa indicadores como governança, eficiência fiscal, educação, entre outros fatores. Essa classificação demonstra o comprometimento da cidade com a gestão pública eficaz e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.


