Durante o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que ocorre na Universidade Federal de Goiás (UFG), a Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está disponibilizando serviços de vacinação e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação ocorre de forma gratuita e sem a necessidade de agendamento, das 9h às 17h, hoje e amanhã (17 e 18 de julho), no Campus Samambaia.
Com a expectativa de receber cerca de 15 mil jovens de diversos cantos do país, a iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal e a testagem para ISTs. Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, esta é uma oportunidade estratégica para promover a saúde entre os jovens. Estão sendo oferecidos imunizantes essenciais do calendário de vacinação, voltados para pessoas entre 16 e 59 anos, incluindo vacinas contra Covid-19, Influenza e HPV. Além disso, testes rápidos para HIV, sifilis e hepatites estão à disposição.
Pedro Gomes, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi um dos participantes que aproveitou os serviços oferecidos. “Ter acesso a esse tipo de atendimento no congresso é fantástico. Recebi as vacinas pendentes e fiz os testes rápidos, que ficaram prontos em menos de 15 minutos. Isso demonstra um cuidado com nossos jovens e é um diferencial importante”, comentou.
Flávio Toledo, superintendente de Vigilância em Saúde, ressaltou que a meta da ação é facilitar o diagnóstico precoce e a prevenção das doenças. “Esse tipo de operação evidencia que o Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser ágil e eficiente. Muitos jovens não se vacinam por vínculos imediatos com a infância ou pela ausência de oportunidades. Cuidar da saúde é fundamental em todas as fases da vida”, afirmou Toledo.
Fotos: Divulgação/SMS
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia