Os moradores de Goiânia têm até esta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, para realizar o pagamento do IPTU e do ITU em cota única, com um desconto de 10%. Esta oportunidade é destinada aos contribuintes que preferem quitar os impostos à vista e, assim, garantir um abatimento significativo sobre o valor total a ser pago.
Os boletos para o IPTU foram enviados pelos Correios, mas também podem ser gerados diretamente no site da Prefeitura de Goiânia, através do banner “IPTU e ITU 2026 – Consulte e emita seu boleto aqui”. No caso do ITU, o cidadão pode optar pela emissão online ou buscar a guia em uma das unidades Atende Fácil.
Além da opção de pagamento à vista, os contribuintes podem parcelar o valor do imposto em até 11 vezes, sem desconto, ou em até 12 parcelas no cartão de crédito, preservando o abatimento do boleto, sujeito a juros que variam conforme a instituição financeira. O pagamento também pode ser facilitado via PIX, utilizando o QR Code disponível na guia.
O secretário municipal da Fazenda, Valdivino de Oliveira, ressalta a importância do desconto que se encerra nesta sexta-feira. Segundo ele, “é um desconto considerável. Se o cidadão traduzir isso em juros, é de quase 1% ao mês sobre o valor total do imposto”. Os pagamentos podem ser realizados em agências bancárias, casas lotéricas ou pelo internet banking. De acordo com a Constituição Federal, 25% da arrecadação do IPTU deve ser aplicado na Educação, beneficiando Cmeis e creches, enquanto 15% é destinado à Saúde, para manutenção de UPAs e serviços da rede pública. Os 60% restantes são alocados para a manutenção e serviços urbanos da capital.
Foto: Secom
