A Prefeitura de Goiânia está promovendo uma importante iniciativa através da Secretaria Municipal de Educação (SME), que envolve o envio de uma coletânea de atividades pedagógicas para escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis). O foco dessa ação é ressaltar a importância da campanha Setembro Amarelo, que luta pela prevenção do suicídio e pela saúde emocional de crianças e jovens.
O material elaborado visa fortalecer a saúde mental das crianças na Rede Municipal de Educação. Este projeto se alinha ao Programa Saúde na Escola (PSE), que já oferece orientações ao longo do ano letivo. Entre as dinâmicas sugeridas estão atividades como o círculo das emoções, a árvore dos elogios e o jogo das histórias positivas, além da recomendação de documentários e filmes que abordam essa temática sensível.
De acordo com Lianna Gusmão, gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME, a intenção é proporcionar às crianças ferramentas para que possam identificar e expressar suas emoções de maneira saudável. “Investir na saúde emocional dos alunos é vital para o seu desenvolvimento afetivo e aprendizado, preparando-os para se tornarem adultos confiantes”, afirmou Gusmão.
Além disso, a SME tem um papel proativo no monitoramento e acompanhamento de casos relacionados à violência que afetam os jovens, promovendo ações para a prevenção e combate à depressão e suicídio. O acompanhamento abrange diversas situações, como automutilação, homofobia, evasão escolar, negligência, violência física e psicológica, racismo, entre outros desafios que os estudantes podem enfrentar.