Investimentos da Prefeitura de Goiânia Melhoram Transporte Coletivo
A Prefeitura de Goiânia está promovendo melhorias significativas no transporte público, com investimentos que totalizam cerca de R$ 232 milhões em 2025. Esse montante inclui pagamentos de parcelas atrasadas da gestão anterior, que chegam a mais de R$ 69 milhões. A capital goiana representa 41,2% do total do subsídio ao transporte público da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), igual ao percentual repassado pelo governo estadual. Os demais municípios da RMG completam o financiamento.
Com esses subsídios, o preço da passagem se mantém em R$ 4,30 desde 2019. Se não houvesse esse apoio, o valor real da tarifa poderia alcançar R$ 12,51. Goiânia é a única capital brasileira que não registrou aumento no valor da passagem nos últimos seis anos. Os recursos também têm sido direcionados para obras essenciais, como reformas de terminais e melhorias na frota, com a introdução de novos ônibus climatizados, proporcionando maior conforto aos passageiros.
Renovação da Frota e Infraestrutura
O aporte financeiro da Prefeitura tem gerado melhorias consideráveis na frota de ônibus, que atualmente conta com 1.200 veículos, todos considerados padrão Euro VI nas linhas alimentadoras. A previsão é que até o final de 2026, outros 300 novos ônibus sejam integrados ao transporte coletivo, sendo que os novos veículos incluirão opções movidas a diesel, elétrico e biometano, contribuindo para a redução de emissões e economia nos gastos operacionais.
Recentemente, todas as 19 plataformas do BRT Leste-Oeste foram completamente reformadas, agora equipadas com painéis informativos sobre horários e um sistema atualizado de catracas. O Terminal Novo Mundo, por exemplo, passou por uma expansão significativa, aumentando sua área de embarque e desembarque de 5,3 mil para 6,4 mil metros quadrados, além da construção de um novo estacionamento com capacidade para 35 ônibus. Estes upgrades incluem novas comodidades, como catracas inteligentes, banheiros, escadas e rampas acessíveis, e um centro comercial com espaço para até 84 vendedores.

Atualmente, quatro terminais estão em reforma, com o da Praça da Bíblia apresentando o progresso mais avançado. A expectativa é que Goiânia se torne a primeira cidade a operar regularmente uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos, sendo que cinco desses veículos, com 28 metros de comprimento, estão programados para se juntar à frota até o final deste ano.
Inovações em Mobilidade e Acessibilidade
O BRT Norte-Sul tem se destacado por oferecer um trajeto mais eficiente e seguro, com embarque e desembarque feitos em plataformas modernas. A utilização de inteligência artificial para a metronização está melhorando a fluidez do tráfego, ajustando semáforos em tempo real, o que incrementa a velocidade dos ônibus em até 40%. Essa inovação já opera entre os terminais Novo Mundo-Praça da Bíblia e Isidória-Praça Cívica, com planos de expansão para 240 quilômetros em toda a cidade.

Além das melhorias tecnológicas, a Prefeitura implementou uma série de iniciativas para aprimorar o sistema, que incluem a liberação de faixas exclusivas para ônibus e motos e a desobstrução de vias. Essas ações visam facilitar o trânsito e a mobilidade urbana, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários.

Com esse conjunto de ações, a Prefeitura de Goiânia reafirma seu compromisso em oferecer um sistema de transporte público mais eficiente, acessível e sustentável, atendendo às necessidades de mobilidade da população e promovendo um impacto social positivo.