A Prefeitura de Goiânia, através da Agência de Regulação de Goiânia (AR), deu início nesta quarta-feira, 15 de outubro, ao projeto Cidade Segura com uma reunião técnica. O principal objetivo é o reordenamento da infraestrutura aérea da cidade, focando na retirada de fios soltos, baixos ou irregulares que comprometam a segurança nas vias da capital.
O lançamento do projeto está programado para o dia 23 de outubro, às 7h, nas avenidas 85 e 24 de Outubro, como parte das celebrações do 92º aniversário de Goiânia. Ao longo de 90 dias, a ação emergencial vai abranger locais críticos identificados na cidade, priorizando locais com fios caídos ou mal posicionados que coloquem em risco pedestres, motoristas e ciclistas. Atualmente, estima-se que cerca de 75 mil linhas de telefone fixo estão fora de operação e ainda presas nos postes da cidade.
Hudson Novais, presidente da Agência de Regulação de Goiânia, ressaltou a urgência da medida: “Focaremos inicialmente nos pontos emergenciais que geram insegurança e afetam a mobilidade. Nossa atuação será direcionada a situações específicas, conforme as demandas da população”. Nos primeiros 90 dias, o objetivo é solucionar os problemas mais críticos que afligem os cidadãos.
A Prefeitura, com o apoio das empresas envolvidas, também se comprometeu a garantir o descarte ambientalmente correto dos materiais retirados. “Estamos em colaboração com o Ministério Público para assegurar que os fios retirados não sejam destinados a aterros”, destacou Hudson.
Romenig Antônio de Lima, presidente da Associação das Empresas Prestadoras de Serviço de Telecomunicação e Internet do Centro-Oeste (Aspres), declarou que os provedores estão mobilizados para iniciar as operações imediatamente. Segundo ele, há mais de 200 provedores atuando em Goiânia, muitos já estão realizando ações preventivas. “Cabrão que estiver solto ou caído será retirado, começando pelas principais avenidas indicadas pela Prefeitura”, afirmou.
O projeto também conta com uma novidade: durante a reunião, foi anunciada a criação de um aplicativo que permitirá a cidadãos registrarem denúncias de cabos irregulares, utilizando geolocalização. A ferramenta facilitará o registro de problemas, permitindo o envio de fotos e localização exata.
Até o aplicativo estar disponível, a Agência de Regulação de Goiânia mantém um canal de comunicação pelo número (62) 3524-1075, onde os cidadãos podem reportar fios soltos ou baixos via mensagem. Os denunciantes devem incluir fotos do problema e o endereço completo.
Fotos: Yasmine de Paiva