Governador Ronaldo Caiado confirma detalhes da 33ª edição do maior rally das Américas, que terá impacto econômico, social e cultural em Goiás
Goiânia volta a ser palco da adrenalina e da emoção sobre rodas. Nesta sexta-feira (25/7), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou oficialmente a largada do Rally dos Sertões 2025, a 33ª edição do maior rally das Américas. A coletiva foi realizada no mezanino do Estádio Serra Dourada, local que receberá a largada no próximo domingo, dia 27 de julho.
“Goiás se sente honrado em, mais uma vez, dar a largada deste evento que movimenta a economia, gera empregos e fortalece a imagem de Goiânia como uma cidade-sede de grandes acontecimentos”, afirmou Caiado. Ele ainda ressaltou o compromisso social do evento: “O Governo de Goiás está 100% envolvido para mostrar ao mundo que também somos comprometidos com a nossa realidade social”.
Com um investimento de R$ 1,75 milhão, por meio da Goiás Turismo, o Sertões 2025 percorrerá 3.482 quilômetros, atravessando seis cidades em cinco estados brasileiros — Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas — com chegada marcada para o dia 3 de agosto, em Marechal Deodoro (AL).
Além do retorno financeiro e da visibilidade, o rally promove ações sociais relevantes, como atendimentos de saúde em parceria com o SUS, o projeto Carência Menstrual, que distribui absorventes em comunidades carentes, e iniciativas como o Rally da Educação, o Concurso Sabores dos Sertões e o Concurso de Artes, que envolvem e valorizam as populações locais por onde a caravana passa.
A CEO do Sertões, Leonora Guedes, natural de Goiás, emocionou-se ao falar da largada em sua terra natal:
“É a primeira vez que largamos de Goiânia sob o comando de uma goiana. Isso me enche de orgulho. Minha corrida é fora das pistas, mas é tão acelerada quanto. O que me move é o amor pelo Sertões e pelo Brasil”.
Leonora também destacou a parceria fundamental com o Governo de Goiás: “Esta é a 17ª vez que saímos de Goiânia. Isso consolida a cidade como capital do rally no Brasil”.
A estrutura do evento envolve uma caravana com cerca de 2.500 pessoas e ocupa uma área total de 60 mil m² ao redor do Estádio Serra Dourada, com boxes, motorhomes e instalações para as equipes participantes.
O público que visitar o local também terá acesso a diversas atrações interativas promovidas pela Goiás Turismo, como simuladores de corrida, pista de autorama, estações gamers, cenários fotográficos com itens do rally e distribuição de brindes sustentáveis, como lixeiras ecológicas.
“É um estande moderno e aberto a todos. Temos até macacões para fotos ao lado de UTVs e simuladores de corrida”, explicou Roberto Naves, presidente da autarquia.
Antes da largada oficial, o tradicional Super Prime — evento que define a ordem de saída dos competidores — será realizado no sábado (26/7), às 17h, na Área Flamboyant, ao lado do Centro Cultural Oscar Niemeyer. A entrada será gratuita, mediante a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).