Para fomentar a discussão sobre o ensino da matemática, aproximadamente 200 educadores da rede municipal de Goiânia estarão reunidos na próxima terça-feira, 16 de dezembro, às 9h, no Cine Ritz. O evento contará com a exibição do documentário Counted Out (Excluídos pela Matemática) e um rico debate sobre as temáticas abordadas no filme.
Entre os participantes estão professores, diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (SME). Eles terão a oportunidade de explorar como a disciplina matemática impacta a vida diária e a formação de laços sociais, além de discutir seu papel na construção de oportunidades e na prática da cidadania.
A formação é uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia, o Conselho Nacional de Secretários da Educação das Capitais (Consec) e o Instituto Sidarta. O encontro reforça o Compromisso Nacional Toda Matemática, criado pelo Ministério da Educação (Decreto nº 12.641/2025), com o objetivo de melhorar o desempenho estudantil e valorizar os profissionais da educação.
Esse compromisso visa promover a equidade, a inclusão e reconhecimento da matemática como um dos pilares do desenvolvimento social e econômico no país. A secretária de Educação de Goiânia, Giselle Faria, enfatizou que essa formação é essencial para a evolução das práticas pedagógicas e para a transformação da aprendizagem na rede municipal.
“Fortalecer o ensino da matemática é proporcionar aos nossos alunos maiores oportunidades, estímulo ao pensamento crítico e prepará-los para uma participação ativa na sociedade. Essa formação também valoriza o trabalho dos profissionais, que são fundamentais nesse processo”, afirmou a secretária.
Documentário
O documentário Counted Out, lançado em 2024, examina a crise da educação matemática sob uma nova perspectiva. O filme revela como a compreensão, ou a falta dela, a respeito do papel da matemática na vida cotidiana pode influenciar as relações sociais e oportunidades.
Através de relatos reais e experiências transformadoras, o documentário provoca uma reflexão sobre a realidade vivida por muitos, que não se consideram “pessoas da matemática”. Embora retrate uma situação nos Estados Unidos, Counted Out é uma reflexão sobre a alfabetização numérica e sua importância na construção de sociedades mais justas e democráticas em todo o mundo.
Serviço
Assunto: Formação de 200 educadores sobre o ensino da matemática
Data: Terça-feira, 16 de dezembro
Horário: 9h
Local: Cine Ritz
Endereço: Rua 8, número 501, Setor Central
Fotos: Divulgação
