FHO produz protetores faciais para a Santa Casa e a Secretaria de Saúde de Araras

Mais uma iniciativa da FHO em prol do município de Araras está em andamento: em uma ação de cooperação e solidariedade que envolve alunos, ex-alunos, professores do Núcleo de Engenharia da Instituição e a empresa STARPLAST, protetores faciais estão sendo produzidos para serem entregues aos profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Araras e da Secretaria de Saúde do município que atuam nas ações contra o Coronavírus (Covid-19).

A atividade é supervisionada pelo Coordenador Geral das Engenharias, Prof. William Douglas Paes Coelho, e conta com a participação dos professores Lucas Antonio Risso e Dawson Tadeu Izola. O aluno do 2° ano de Engenharia Mecânica, André Felizatti, e o egresso de Engenharia Mecânica, Thiago Spatti, são os responsáveis pela prototipagem e impressão das máscaras em impressoras 3D, montadas por eles próprios.

Segundo o Prof. William, após uma extensa pesquisa entre os modelos de protetores faciais, a equipe optou por utilizar o projeto desenvolvido e compartilhado pela startup PRUSA Research, com origem na República Checa, já validado em locais de impacto como Europa, Ásia e Estados Unidos. “Diversos testes de fabricação e de utilização foram feitos. Foi a iniciativa mais rápida que já fizemos. É uma honra engajar um time de pessoas para, através da utilização do conhecimento técnico, gerar impactos positivos na sociedade e ajudar a salvar vidas”, comentou.

Inicialmente, 160 protetores faciais estão sendo confeccionados nas impressoras 3D com materiais que permitem sua higienização e reutilização. Além disso, com o apoio da empresa de capacetes STARPLAST, de Iracemápolis/SP, foram adicionadas faixas ajustáveis à parte traseira dos equipamentos a fim de aprimorar o produto final, tornando os protetores faciais mais adequados e confortáveis para os profissionais de saúde.

 

Fonte: FHO

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.