Especial de Natal: receita de panetone assado com creme

Pensando em que sobremesa fazer para o Natal? Esta receita de panetone assado com creme é bem temática e pode ser uma ótima opção. Confira.

Ingredientes
60 g de uva passa preta, sem sementes
150 ml de vinho do Porto ou Marsala (vinho italiano fortificado, usado também para fazer zabaione)
400 g de panetone
50 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de casca de laranja cristalizada
½ de xícara (chà) de leite (120 ml)
½ de xícara (chà) de creme de leite (120 ml)
5 colheres (sopa) de açúcar granulado
Casca ralada de 1 limão
3 ovos batidos
Noz-moscada ralada a gosto

Modo de preparo
Em uma panela pequena, misture a uva passa com 50 ml do vinho e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo e deixe repousar por 40 minutos. Preaqueça o forno a 180°C (moderado). Corte o panetone em fatias de 1,5 cm de espessura. Unte as fatias de panetone com a manteiga e corte em pedaços de 6 cm (se o panetone for pequeno, corte ao meio). Arrume algumas fatias em um refratário untado com manteiga com capacidade para 1,5 litros, deixando-as ligeiramente sobrepostas (separe as mais bonitas para colocar em cima). Escorra as passas e reserve o líquido. Espalhe metade das passas e as cascas de laranja sobre o panetone e coloque as fatias restantes de panetone. Espalhe as passas restantes e reserve.

Em uma vasilha, misture o leite, o creme de leite, o vinho restante (100 ml) e o líquido reservado das passas. Bata junto com o açúcar, a casca de limão e os ovos. Derrame esta mistura sobre as fatias de panetone e leve para assar por 50 minutos ou até as fatias ficarem douradas. Retire do forno e sirva morno ou em temperatura ambiente.

 

Fonte: Receitas – iG

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.