Oficinas e Simpósios de Arte em Goiás Traçam Reflexões sobre Identidade e Criatividade
A Escola de Artes Visuais (EAV), em Goiânia, promove uma série de atividades formativas em dezembro, culminando na última rodada de oficinas gratuitas de 2025. Com eventos voltados ao diálogo entre arte, identidade e processos criativos, a programação inclui encontros, rodas de conversa e um simpósio que promove a experiência artística.
As oficinas oferecidas abrangem diversas técnicas, como colagem, pintura, fotografia analógica, bordado e cinema, além de escrita poética. Os interessados podem acompanhar a agenda completa no Instagram @octomarques.secultgoias.
A primeira atividade terá início no dia 6 de dezembro, com a oficina intitulada “Desenhando sem Lápis, com Tesoura”, conduzida pela artista visual The Karynne. Durante essa sessão, os participantes aprenderão a criar retratos em colagem, utilizando imagens de referência, formas geométricas e lettering para expressar emoções e identidades.
Nos dias 9 e 10, ocorrerão as “Oficinas Criativas: ichi-go ichi-e”, ministradas pelos artistas Rafael Abdala e Bruno Alcântara, como parte da exposição “Ichi-go Ichi-e: um momento, um encontro”, que está em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS) até 22 de janeiro.
No dia 11, a programação se divide em duas partes. Durante a manhã e à tarde, o fotógrafo Cláudio Silva irá oferecer a “Oficina de Fotografia Analógica”, cujo foco será o domínio das câmeras SLR e um olhar mais sensível para a imagem. À noite, o professor e cineclubista Francisco Javier Lillo Biagetti conduzirá uma roda de conversa sobre cinema latino-americano, abordando o filme “Relatos Selvagens” de Damián Szifron, e promovendo uma reflexão sobre as questões sociais e políticas da América Latina através da sétima arte.
Em 12 de dezembro, o Grupo de Estudos Arte em Transição realizará o simpósio “Transicionar a Arte”, encerrando a exposição “transmutações”, sob a coordenação de Jocy Júnior. É uma oportunidade para que pessoas trans e travestis submetam textos criativos, com prazo até o dia 5 de dezembro, por meio de um formulário disponível no Instagram @arteemtransicao.
A última oficina está programada para 20 de dezembro e será conduzida pela historiadora e arte-educadora Laura Macêdo, com o tema “Bordado em Fotografia”. Esta atividade propõe o bordado como uma forma de escuta e elaboração subjetiva de imagens fotográficas.
Participação nas Atividades
As inscrições devem ser feitas por e-mail a partir da data de divulgação de cada atividade no Instagram. Os interessados devem enviar suas informações incluindo nome completo, atividade de interesse, e-mail e telefone. A idade mínima para inscrição é 16 anos, sendo necessária a autorização dos pais ou responsáveis, que deverão fornecer seus dados pessoais também no e-mail. A seleção dos participantes ocorrerá por ordem de chegada das mensagens.
A Escola de Artes Visuais (EAV) está localizada no Centro Cultural Octo Marques, na Rua 4, nº 515, Edifício Parthenon Center, Centro, Goiânia, com acesso pela Rua 7. As oficinas são abertas ao público e geralmente não requerem conhecimentos prévios.
Calendário de Atividades
- 06 de dezembro – 9h às 12h: Oficina “Desenhando sem Lápis, com Tesoura” com The Karynne.
- 09 e 10 de dezembro – 18h30 às 21h30: “Oficinas Criativas: ichi-go ichi-e” com Rafael Abdala e Bruno Alcântara.
- 11 de dezembro – 9h às 12h e 14h às 17h: Oficina de Fotografia Analógica com Cláudio Silva.
- 11 de dezembro – 18h às 21h: Roda de Conversa sobre Cinema Latino-americano com Francisco Javier Lillo Biagetti.
- 12 de dezembro – 14h às 18h: Simpósio “Transicionar a Arte” coordenado por Jocy Júnior.
- 20 de dezembro – 9h às 12h: Oficina de Bordado em Fotografia com Laura Macêdo.
