

As oficinas promovem a inclusão de participantes em um universo criativo, explorando técnicas artísticas diversas.
A Escola de Artes Visuais (EAV) de Goiás dará início a um ciclo de oficinas gratuitas durante todo o mês de novembro de 2025, com o objetivo de fomentar a criatividade e a experimentação artística. As atividades, que abrangem uma variedade de linguagens visuais e artesanais, ocorrerão tanto de forma presencial quanto virtual, destacando a atuação de artistas e pesquisadores locais.
O calendário inclui uma série de oficinas, abordando temas como giz pastel oleoso, colagem, aquarela, crochê, macramê, curadoria, zines e design gráfico. Cada oficina é planejada para envolver participantes com diferentes níveis de experiência, enquanto prioriza a vivência artística e o desenvolvimento pessoal.
A programação começará no dia 1° de novembro, um sábado, com a oficina “Conhecendo o Giz Pastel Oleoso”, a ser conduzida por Day Marinho, das 9h às 12h. O evento oferece uma oportunidade de exploração artística em um ambiente livre de pressões. Nos dias 4 e 5 de novembro, a artista visual e designer Lara Sena liderará a oficina “Registros Invisíveis – Experimentando Novos Caminhos Criativos”, com inscrições abertas até o dia 3.
As atividades programadas ainda incluem “Cola Aqui!” no dia 5 de novembro, com Jocy Junior, e “Experimentações e Controle em Aquarela” em 8 de novembro, ministrada por Felipe Basa. A lista de oficinas prossegue com crochê pelas mãos de Helen Araújo (11 de novembro), colagem surrealista com Lívia Nunes (12 de novembro) e macramê com Eline Silva (24 e 25 de novembro). Além disso, haverá criação de zines com Duane Ribeiro (28 de novembro), seguido por Sarah Colodeto e Rachel Santos (29 de novembro), bem como uma imersão em curadoria com Paulo Henrique Silva e uma deriva fotográfica com Vitória Melo.
As oficinas serão realizadas em datas variadas e destinarão todas as atividades ao público em geral, sendo algumas gratuitas e outras com necessidade de inscrição prévia. Para mais informações e atualizações, o público deve acompanhar as postagens no Instagram @octomarques.secultgoias.
A EAV, ligada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), é um espaço comprometido com a comunidade artística e cultural de Goiás, oferecendo atividades regulares abertas a todos, independentemente de experiência anterior.
Detalhes sobre Inscrição
As inscrições devem ser realizadas após o anúncio das vagas através do Instagram da EAV, onde os interessados devem enviar um e-mail para [email protected], contendo nome completo, atividade desejada, e-mail e telefone.
Para menores de idade, a inscrição deve ser realizada pelos pais ou responsáveis, que devem incluir seus dados na mensagem. Os responsáveis devem estar presentes durante as oficinas voltadas para crianças. O número de vagas disponíveis é de 20, com a seleção dos participantes feita por ordem de chegada dos e-mails.
Serviço
Programação de Oficinas Artísticas
Datas: de 1° a 29 de novembro de 2025
Local: Escola de Artes Visuais – Centro Cultural Octo Marques (Rua 4, nº 515, Edifício Parthenon Center, Goiânia – entrada pela Rua 7)
