Erros comuns na hora de educar um cão

Educar um cachorro não é tarefa fácil, visto que é uma atividade que requer tempo e paciência por parte do tutor, que será o responsável por ensinar determinadas coisas ao animal. Assim como o ser humano, o cãozinho vai se adaptando com o tempo ao ambiente em que vive de maneira a compreender como deve agir.

Os ensinamentos fazem parte de um processo e se aplicados quando o animal ainda for filhote é ainda melhor e mais eficiente para compreensão e prática do que for ensinado. Por isso, ao adotar um filhote desde cedo já tenha em mente que o quanto mais cedo começar a educá-lo mais efetivas serão as ordens passadas.

Algumas atitudes tomadas de forma errada podem atrapalhar o processo de ensino, algumas delas são:

Educar apenas após os 6 meses de vida
Como dito acima, é essencial começar a ensinar o cachorrinho quando ainda bem novo, logo que ele chega na sua casa, para ele conseguir se adaptar mais rapidamente a tudo que lhe for ensinado.

Esperar muito tempo para chamar a atenção
Se o cachorro aprontou alguma coisa, deve ser advertido imediatamente, pois diferente dos seres humanos, eles não possuem um raciocínio lógico, dessa forma precisam ser chamados à atenção assim que cometem algo errado para entenderem que não foi certo e não praticar mais tal ação.

Dar alimentos em horas erradas
Os cães sempre ficam próximos aos donos pedindo a comida que eles estão comendo, no entanto não ceda e dê um pedaço a ele, com isso ele vai se acostumar e sempre que ver algum humano se alimentando vai pedir um pouco.

Dar bronca sem ensinar
É preciso ter cautela quando for advertir o animal, por isso quando ele fizer algo correto o presenteie com um petisco, com isso ele vai compreender o que é certo e errado, e ao fazer o correto vai buscar ser recompensado novamente.

Bater
Jamais aja com violência com o seu animalzinho, procure outras formas de puni-lo para que ele entenda que fez algo errado.

Essas são algumas atitudes que precisam ser evitadas para que o ensino direcionado ao seu cãozinho seja mais eficiente.

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.