Entenda a relação da rinoplastia com a melhora definitiva da harmonia facial

Além de remodelar o tamanho e o formato do nariz, cuja posição de destaque está extremamente relacionada com a harmonia facial, a rinoplastia tem efeito benéfico para o restante da face, inclusive com efeito rejuvenescedor.

A rinoplastia não é, simplesmente, uma cirurgia para mudança no nariz. Dada sua posição estratégica, esse é um procedimento que melhora também a harmonia facial, além de poder ser usado como ferramenta para o rejuvenescimento. “Um estudo do ano passado mostrou que a rinoplastia tem efeito anti-idade e faz os pacientes parecerem ao menos 3 anos mais jovens. Além disso, dada a posição do nariz, uma mudança no tamanho e no formato, tem relação direta com a melhoria da harmonia facial”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora pela Case Western University e mestre em Cirurgia Plástica pela UNIFESP. “Aqui no Brasil percebemos que houve uma busca crescente por procedimentos faciais, principalmente a rinoplastia. Esse aumento na busca também tem relação com esse conhecimento de que o nariz é fundamental para a harmonia facial”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.

Uma das reclamações mais comuns em consultórios de cirurgia plástica é com relação ao nariz. “A rinoplastia é o procedimento que altera a estética do nariz através da manipulação de estruturas como cartilagem, osso e pele, visando proporcionar um aspecto natural e conferir harmonia à face. Com a rinoplastia é possível alterar o tamanho ou formato do nariz, mudar a largura das narinas, realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior e até mesmo resolver problemas respiratórios”, explica o médico. “O nariz geralmente não é um foco de tratamento antienvelhecimento ou para harmonia facial. Com o avanço das técnicas cirúrgicas, cada vez mais os cirurgiões plásticos entregam resultados mais naturais e que levem em consideração a harmonia facial. O médico deve levar em conta vários fatores para chegar a um resultado satisfatório e natural. Hoje já existe a possibilidade de simular o resultado digitalmente, o que deixa o paciente mais tranquilo”, afirma o Dr. Paolo.

Uma das novidades na técnica é a rinoplastia preservadora, que consiste na teoria de manter ao máximo as estruturas do nariz durante a cirurgia, como ligamentos e cartilagens, para que ele sofra com um menor processo cicatricial, apresentando menos inchaço e uma recuperação mais rápida. “Com esta técnica o tempo de cirurgia tende a ser menor também e usa-se menos cartilagem para os chamados enxertos. O principal objetivo desta técnica é provocar um trauma menor ao organismo, promovendo uma cicatrização mais rápida e mais previsível”, diz o Dr. Paolo.

Está é a técnica cirúrgica que mais vem sendo estudada ao redor do mundo nos últimos anos, segundo o cirurgião plástico. “Não é aplicável para qualquer pessoa e muitas vezes ela é utilizada em associação com a rinoplastia estruturada, que é uma técnica mais consagrada e a mais feita pela maioria dos cirurgiões. Nestes casos pode-se optar pela rinoplastia preservadora em algumas partes do nariz e pela estruturada em outras, sobretudo na ponta nasal”, diz o médico.

Para melhorar o perfil e a harmonia facial, a associação de técnicas também pode ajudar. É o caso do protocolo Surgical Profile Definition 3D, que traz um efeito poderoso para redefinir o perfil e a harmonia facial, por meio da rinoplastia (cirurgia do nariz), mentoplastia de avanço (aumento do queixo) e lipoescultura (preenchimento com gordura e lipoaspiração de papada). “A relação do nariz com o queixo é fundamental para a harmonia facial e a cirurgia plástica é o melhor meio para reparar o contorno e o perfil de maneira definitiva”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez. “A necessidade do procedimento é avaliada através do exame físico e fotos do paciente de frente e perfil”, diz o médico. De acordo com o médico, muitas pessoas acreditam que possuem o nariz grande demais, mas é necessário também, além da rinoplastia, projetar mais o queixo. “Isso ocorre porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir a percepção do tamanho do nariz”, ressalta o especialista. Nesses casos, apenas a realização da rinoplastia ou da mentoplastia não é o suficiente para deixar o paciente satisfeito com sua face. E, para ter efeito também na harmonia facial, o Surgical Profile Definition 3D conta com a lipoescultura, um procedimento que usa gordura do próprio corpo para dar volume nas áreas deficitárias, melhorar a qualidade da pele, e lipoaspirar a gordura na papada. “A gordura, além de não causar rejeição por ser retirada do próprio paciente, confere resultados mais naturais e quase permanentes, já que, em média, apenas 40% do material tende a ser reabsorvido pelo organismo devido ao processo de envelhecimento. Ela também é rica em células-tronco, que melhoram a qualidade da pele, ao mesmo tempo que rejuvenesce”, explica o médico.

O procedimento de rinoplastia, ou com técnicas associadas, é feito em ambiente hospitalar e é usada anestesia geral. Com relação aos resultados, estes aparecem após a diminuição do inchaço que surge depois da cirurgia, o que leva cerca de três a seis meses, segundo o Dr. Paolo Rubez. “O pós-operatório é o mesmo de grande parte das cirurgias, sendo necessário que, durante duas semanas, o paciente permaneça em repouso e não pratique exercícios físicos”, finaliza.

 

FONTE: DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.