Em meio à pandemia, música diminui estresse e depressão e aumenta a capacidade imunológica

Em ação solidária, caminhão circula pelas ruas da cidade e espalha música ao vivo e mensagens de otimismo para a população.

Fundamentação científica não falta sobre a eficiência da música na reabilitação da saúde e prevenção de doenças. Desde intensificar a absorção de remédio para hipertensão arterial – como constatado no estudo desenvolvido em parceria entre Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Juazeiro do Norte, Faculdade de Medicina do ABC e Oxford Brookes University (Inglaterra) – até reduzir sintomas da depressão, evidenciado em estudos de Simon Durrant, Diretor de Pesquisa da Universidade de Psicologia do Reino Unido.

Na pandemia da Covid-19, entre outras coisas, dois fatos foram constatados: o aumento de doenças emocionais e da procura por músicas para se distrair. Uma pesquisa realizada pela plataforma de streaming Deezer, com 2 mil usuários, identificou que os ouvintes assumiram estar mais ansiosos desde março. Entre os participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, 42,3% afirmaram estar ansiosos. Para 90,2%, ouvir música ajuda a se sentirem melhores.

Os benefícios da música para a saúde mental são inúmeros. “Dependendo do ritmo, a pessoa consegue equilibrar as sensações provocadas pelo descontrole que o estresse, a depressão e a ansiedade causam. A música realinha as ondas cerebrais. Isto quer dizer que, mesmo que haja algum descontrole emocional momentâneo, a música puxa para ela a frequência das ondas, elevando a experiência do ritmo ressoado e, por consequência, instala a resposta comportamental organizada.”, explica Ana Claudia Zani Ramos, psicóloga e neurocientista, criadora do método InLuc, e pesquisadora na área de Neurociência e Desenvolvimento Humano.

A psicóloga Angélica Barnes concorda que o potencial terapêutico da música é grande e pode ser aproveitado por todas faixas etárias.  “A música é a melhor companhia que podemos ter. Ela promove equilíbrio, acalma ou agita, proporciona bem-estar, traz harmonia, mexe com nosso corpo e mente; pode ajudar a concentração ou nos distrair. Nunca em um ambiente com música você se sentirá sozinho, então, se solte, dance, cante e, com certeza, a solidão ficará um pouco mais distante. A música preenche tanto o vazio do ambiente quanto o interno.”, diz. Além disso, “diversos estudos mostram que certas escalas e acordes podem proporcionar cura, aumentam a capacidade imunológica”.

Para espalhar carinho e apoio para a população, uma campanha solidária tem chamado a atenção dos paulistanos nas últimas semanas: a “Música na Varanda”, que por meio de um truck leva música ao vivo, mensagens de dias melhores e recomendações da Secretaria Municipal da Saúde sobre prevenção da Covid-19 para as ruas de São Paulo. A ação da Brandtruck – empresa especializada na criação, construção e locação de caminhões inteligentes para experiências – foi tão bem recebida durante o mês de julho que foi prorrogada até o dia 14 de setembro.

O caminhão itinerante rodará a cidade e estacionará, de surpresa, em frente a prédios residenciais, casas e comunidades. Já foram realizadas 450 apresentações em bairros das zonas norte, sul, leste e oeste, e a meta é chegar a 1.000 pontos de contato. Tudo à distância, é claro: as pessoas acompanham da varanda do seu apartamento ou casa.

Na primeira fase, a música ficou por conta do cantor e compositor, Ismaille Miranda – vencedor com o Grupo Emoção a Mais do programa Astros realizado pelo SBT – e do músico Doddô do Sax. Nesta segunda etapa, se juntam ao time a dupla Fabia Dias e Rica Sant’ Anna e a violinista Márcia Regina Gomes. O repertório foi criteriosamente escolhido com músicas que passam mensagens de otimismo e amor.

“Poder manter por mais dias esse projeto é incrível. É a oportunidade que temos de alegrar um pouco mais a vida das pessoas, e consequentemente contribuir para diminuir o estresse e a ansiedade e aumentar o bem-estar.”, conta Marcello Borgerth, presidente da Brandtruck e idealizador do projeto.

A campanha “Música na Varanda” conta com o apoio da Crossfox Elétrica – que renovou o patrocínio da segunda etapa da ação – e da PagueVeloz. Em fase de planejamento, a ação deve se estender para outras capitais do país.

fonte: www.brandtruck.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.