Em evento on-line, educadores discutem volta às aulas presenciais

A volta às aulas presenciais – depois de mais de um ano de pandemia – será tema do colóquio Didáticas e Práticas para a Educação na Sociedade do Futuro, que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover nesta terça-feira, dia 21, às 16 horas. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal da cátedra no Youtube. Não é preciso fazer inscrição.

O encontro será coordenado pela professora Bernardete Gatti, uma das maiores referências do Brasil em formação e qualificação de professores da educação básica. Quatro educadores participarão do debate: Daniel Puig, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Iuri Rubim, jornalista e mestre em Educação, Naomy de Oliveira Ramos, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc), e Silene Kuin, também da Seduc. A abertura será feita pelo professor Luís Carlos de Menezes, coordenador acadêmico da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica.

“Ao mostrar o potencial de superação de alunos e professores e evidenciar novas possibilidades de aprendizado, as mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus suscitaram questionamentos sobre como vinha sendo estruturado e realizado o trabalho nas escolas”, divulgou a cátedra, em nota sobre o evento. “A volta à vivência escolar presencial será abordada do ponto de vista das necessidades práticas e imediatas, mas também sob a ótica do futuro, analisando os desdobramentos das soluções emergenciais adotadas durante a pandemia. Os participantes vão debater e tentar responder uma grande questão: quais perspectivas podem ser visualizadas em relação à organização escolar, bem como às didáticas e práticas para a formação das novas gerações em uma sociedade futura que se delineia em contornos tão diferenciados daquele construído ao longo do século 21?”

Mais informações sobre o colóquio Didáticas e Práticas para a Educação na Sociedade do Futuro estão disponíveis no site do evento

Fonte: Jornal da USP

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.