Em 2021, 8 ½ Festa do Cinema Italiano mantém sua edição “em casa” e gratuita e leva a todo Brasil o melhor do cinema italiano contemporâneo

Festival será realizado de 17 a 27 de junho e exibe produções italianas gratuitamente e online, pela plataforma Looke

Em 2021, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano encara mais uma vez o desafio de oferecer uma edição totalmente online com qualidade à altura dos filmes da programação. Uma seleção dos melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria deles ainda inéditos no Brasil, estará disponível online para todo território nacional pelo 8½.

Entre os dias  17 a 27 de junho, os filmes poderão ser acessados diretamente no site do festival (www.festadocinemaitaliano.com.br) e por meio da plataforma Looke (www.looke.com.br); para assistir é necessário realizar um cadastro gratuito no site. Com o objetivo de alcançar o maior público possível, os filmes podem ser assistidos via web, em Smart TV, tablet e nos principais suportes iOS e Windows.

Em 2020, o festival realizou sua primeira edição totalmente online, com 20 filmes em sua programação gratuita, atingindo 154.380 espectadores, com 90 mil usuários diferentes em todas as regiões do Brasil

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso e Risi Film Brasil e promovido pelos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, com o suporte institucional da rede diplomático-consular italiana no Brasil, assim como o apoio do Istituto Luce Cinecittà, e apoio cultural da Bonfilm.

Além dos parceiros institucionais, o evento é realizado com o patrocínio principal da Generali Seguros, primeira seguradora estrangeira a chegar no Brasil, há 96 anos. A Generali Seguros integra o Grupo Generali, maior companhia de seguros da Itália e uma das maiores da Europa, presente em cerca de 50 países.

Em 2021, o Festival também conta com os parceiros de mídia Folha de São Paulo, Papo de Cinema, Adoro Cinema e Comunità Italiana.

Um dos destaques entre as estreias é o corajoso Rômulo & Remo: O Primeiro Rei (Il Primo Re)de Matteo Rovere, que levou o prêmio David di Donatello de Melhor Fotografia 2020 para Daniele Ciprì. Protagonizado por Alessandro Borghi (Remo) e Alessio Lapice (Rômulo), o longa se passa em 753 A.C, o ano da fundação de Roma, e conta justamente a lenda de Rômulo e Remo, os fundadores da cidade eterna.

Todo falado em proto-latim (que precedeu o latim arcaico), o filme é uma das produções italianas mais ousadas tanto criativamente quanto em questão de produção, cujas filmagens, ocorridas na região do Lazio, justamente onde a história original se passa, exigiram um esforço físico e mental do elenco. Para a construção dos diálogos em proto-latim, Rovere e a roteirista contaram com a consultoria de vários estudiosos e linguistas. Já para criar os cenários com as construções de época, também foram realizados vários estudos e a produção teve a consultoria de historiadores. O elenco também passou meses em treinamento intensivo para vivenciar não só as lutas, mas também a corporalidade dos personagens.

Destaque também para Volare (Tutto il Mio Folle Amore), de Gabriele Salvatores (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1991 com Mediterraneo), que fez sua première mundial no Festival de Veneza 2021Estrelado pelo jovem Giulio Pranno e pelos experientes Claudio Santamaria e Valeria Golino, o longa conta a história de um pai ausente que um dia decide ir em busca do filho adolescente Vincent (Pranno), com Transtorno do Espectro do Autismo. Emocionante, Volare é um road movie pelas belas paisagens da Eslovênia, uma viagem de autodescoberta e a descoberta do amor entre pai e filho.

Na programação não poderiam faltar as comédias que, além de serem sucesso de bilheteria, também lançam um olhar inteligente sobre a vida na Itália contemporânea. Este ano a programação conta com a estreia de Troca Tudo! (Cambio Tutto!), do diretor Guido Chiesa, e o divertido Bangla, de Phaim Bhuiyan, longa premiado como a melhor comédia italiana de 2019 , que narra as aventuras amorosas de um italiano filho de imigrantes de Bangladesh.

A agenda e a programação completa do FCI 2021 está disponível no site oficial: www.festadocinemaitaliano.com.br.

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.