Educação realiza entrega de certificados de Introdução à Cultura Maker para gestoras da Rede Municipal

A Secretaria de Educação realizou, na última sexta-feira (21), a entrega de certificados às gestoras que representam cada segmento da Educação pela primeira etapa de formação no curso de Introdução à Cultura Maker.

A etapa inicial do curso foi realizada de maneira online pela Amadotec (empresa focada em soluções tecnológicas para ambientes escolares) durante as horas de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) dos professores da rede pública de ensino.

A Cultura Maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.

A capacitação dos professores na área é parte das medidas adotas para a implantação do FabLab (laboratório de inovação tecnológica e fabricação digital) em Araras.

“Uma parte da carga horária dos professores deve ser destinada a atividades pedagógicas extraclasse – esses períodos recebem o nome de HTPC. Utilizamos esses períodos, no último mês, para realizar essa primeira etapa de capacitação dos professores na Cultura Maker, voltada para esse ideia de fabricar, construir, reparar e alterar objetos com as próprias mãos, trabalho que vamos implantar no projeto que estamos construindo para o FabLab, laboratório que será tão importante na formação dos nossos alunos, na capacitação de nossos professores, mas também no desenvolvimento da comunidade ararense como um todo”, ressaltou a secretária de Educação, Heleine Villas Bôas Francisco.

A entrega dos certificados, ato simbólico, foi restrita às gestoras devido à pandemia da Covid-19. Apesar disso, todos os gestores e professores da Rede Municipal de Educação receberão os certificados.

“A formação continua, ela vai bem longe. Temos vários módulos de formação dos gestores, coordenadores e professores. Inclusive, vamos inserir no retorno às aulas presenciais um material pedagógico específico para essa formação”, finalizou Heleine.

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

Imagem: Divulgação

, , , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.