Educação promove ações voltadas ao Agosto Laranja, mês de conscientização e prevenção às deficiências

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Casa dos Conselhos, está desenvolvendo ações voltadas ao Agosto Laranja, mês de conscientização e prevenção às deficiências.

A primeira intervenção será a disponibilização, em todas as plataformas de Ensino Remoto da rede, de vídeo de contação de histórias, gravado pela professora Sandra Engles. O conteúdo tem o objetivo de mostrar aos alunos o quanto ser diferente é normal, tornando isso mais natural do que já é no ambiente escolar, fazendo também com que essas crianças se sintam representadas.

“Nas escolas da Rede Municipal vemos esses alunos realmente passando por situações de inclusão, onde suas deficiências são vistas com muita naturalidade. Hoje, temos matriculadas em torno de 500 crianças com deficiências e transtornos. É algo que já flui naturalmente desde a Educação Infantil. A ideia do vídeo é trazer um pouco de ludicidade ao tema, para que esses alunos com deficiência se sintam representados”, explicou Rodolfo Faita, chefe de Coordenadoria da Educação Especial.

Além da contação de histórias, a Educação também realizará, no dia 31 de agosto, das 17h45 às 19h45, transmissão ao vivo sobre o tema. O objetivo é dar espaço e dialogar sobre como a educação pode promover a emancipação das pessoas com deficiências, em quais pontos ela ainda precisa avançar e quais avanços foram conquistados até aqui.

“A ideia é discutir o papel da educação na vida da pessoa com deficiência e também apontar o lugar dessa educação. Queremos falar sobre nossas conquistas, mas também discutir sobre os caminhos que ainda precisamos percorrer no caminho de inclusão e emancipação dessas crianças”, comentou Heleine Villas Bôas Francisco, secretária de Educação.

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

, , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.