Dor de dente e dentes tortos: Saiba qual profissional procurar em cada caso

Dor de dente, gengiva sangrando e dentes tortos estão entre as principais queixas nos consultórios odontológicos. No entanto, na hora de procurar ajuda profissional, é comum surgir a dúvida sobre qual especialista consultar. Afinal, qual a diferença entre o clínico geral e o ortodontista?

De acordo com André Garcia, ortodontista da Smilink, healthtech do setor odontológico, o dentista clínico geral , está apto para auxiliar com a reabilitação dental e cuidados básicos e de rotina, além de fazer a prevenção de doenças dentárias e sistêmicas. “O dentista, de maneira geral, é o profissional que realiza serviços como limpeza, cirurgias, remoção de dentes, clareamento e educa o paciente sobre cuidados de higiene bucal”, explica.

Entre as doenças que podem ser prevenidas ou previamente diagnosticadas em uma consulta odontológica estão câncer, leucemia, disfunção da articulação temporomandibular, dentre outras. “Por isso, é extremamente recomendada a visita ao dentista pelo menos duas vezes ao ano”, lembra Garcia.

Já o Ortodontista é quem trata da prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e amadurecimento da face. O ortodontista é um dentista especialista em irregularidade e formação dentária. “Os ortodontistas buscam corrigir a posição dos dentes e ossos maxilares. Esse trabalho é importante pois, os dentes mal posicionados prejudicam não apenas a aparência, mas a saúde bucal, podendo gerar cáries, doenças na gengiva e perda óssea”, ressalta.

O profissional Smilink reforça que a saúde bucal reflete diariamente na saúde geral. Os dentes mal alinhados podem causar um desconforto na mastigação, podendo causar dores de cabeça e pescoço “Quando sentir algum desses sintomas, é importante procurar o profissional de ortodontia para que o mesmo recomende o melhor tratamento ortodôntico, por meio do diagnóstico feito com os equipamentos corretos”, finaliza.

 

Fonte: Smilink

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.