O documentário “O Lado Que A Cidade Não Vê”, dirigido pelo cineasta goiano Thomas Toledo, será apresentado no Cine Luz Del Desierto em Buenos Aires nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, às 17h. A obra, que destaca a vida de pessoas trans em Goiânia, faz parte da seção internacional do festival argentino, competindo pelo prêmio de melhor filme. A produção recebeu apoio financeiro pela lei federal Paulo Gustavo, através da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás.
O documentário oferece uma visão íntima do cotidiano de três indivíduos trans que vivem em Goiânia, enfrentando as dificuldades impostas por uma sociedade ainda marcada pela transfobia, machismo e racismo. A narrativa revela como esses personagens, muitas vezes invisíveis, desafiam as adversidades e constroem novas perspectivas em meio às barreiras que encontram diariamente.
Para Thomas Toledo, a participação no festival é uma conquista significativa. O diretor expressou que a exibição do filme fora do Brasil é uma oportunidade ímpar para dar visibilidade a histórias de corpos marginalizados. “Desejo que as pessoas conheçam meu trabalho, pois mais do que prêmios, é importante abrir um diálogo sobre o projeto e suas referências,” afirmou o cineasta.
Com formação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Thomas Toledo atua no setor audiovisual desde 2018 como diretor, roteirista, fotógrafo e editor. Antes de realizar “O Lado Que A Cidade Não Vê”, ele havia dirigido os curtas “Feliz Aniversário” (2022) e “ICTUS” (2023).
Serviço
Exibição do filme “O Lado Que A Cidade Não Vê” no Festival Cine Luz Del Desierto
Quando: Quinta-feira, 25 de setembro
Horário: 17 horas
Local: Centro Cultural Kirchner (Calle Sarmiento 151, C1041AAJ Buenos Aires, Argentina)
Classificação: 14 anos
Fotos: Juliano Gomes / Thaysa Caetano
