Dia Mundial do Mosquito: Conheça ações preventivas para evitar a proliferação do Aedes aegypti

Especialista da Bayer explica como controlar o inseto, que infectou mais de 1,4 milhão de brasileiros em 2020.

Malária, Dengue, Zika, Febre Amarela, Chikungunya e Leishmaniose. O que estas doenças têm em comum? Todas elas são transmitidas aos seres humanos por mosquitos, o inseto mais letal do mundo. Anualmente, cerca de um milhão de pessoas no planeta morrem em decorrência da picada destes animais. No Brasil, o mais conhecido é o Aedes aegypti, que, em 2020, infectou mais de 1,4 milhão pessoas com o vírus da dengue, segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

Por isso, esta sexta-feira, 20 de agosto, é marcada pelo Dia Mundial do Mosquito, data que serve de alerta para a população sobre a importância da eliminação deste inseto. A data também é uma homenagem ao médico britânico Ronald Ross, que em 1897 descobriu que a fêmea do mosquito Anopheles era o vetor de transmissão aos seres humanos da malária.

Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de soluções da Bayer, explica quais cuidados que a população pode tomar para controlar a proliferação desta praga. “Os mosquitos entram nas casas quando encontram um ambiente propício, em que haja os chamados “4As”: água, alimento, acesso e abrigo. Para evitar que isso ocorra, às vezes, é preciso mudar alguns hábitos. Por exemplo, lavar sempre a louça, não deixar água à vista e nunca acumular lixo”, ressalta Bernardini.

Como prevenir?

A prevenção mais eficaz é manter os ambientes protegidos e higienizados. “Manusear e descartar o lixo da forma correta vedando bem os sacos, manter garrafas de boca para baixo, furar e eliminar latinhas, tapar ralos são medidas importantes”, diz Fernando. Também é essencial manter os jardins sem água parada e aparados, o que favorece a circulação de ar.

É preciso lembrar que o Aedes aegypti – quando entra nas casas – prefere ambientes baixos e sem exposição solar: atrás da porta, dos móveis, das cortinas e embaixo da mesa. “Usar telas mosqueteiras nas janelas e portas, criar o hábito de fechar a casa próximo do anoitecer, usar repelentes e aplicar inseticida nos locais que os mosquitos costumam se alojar são ações importantes para o controle da praga”, reforça Bernardini.

Outra medida é ficar atento aos vasos de planta que acabaram de ser regados. “Isso é fundamental para impedir a proliferação de criadouros de mosquitos, já que em países tropicais, como o Brasil, as altas temperaturas e o grande volume de chuvas são fatores que favorecem a multiplicação dos mosquitos”, finaliza Fernando.

Mais dicas e informações sobre o controle de pragas urbanas, acesse: https://www.bayer.com.br

125 anos da Bayer no Brasil

A Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro; Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.

O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.

E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor – e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse www.bayer.com.br

Declarações prospectivas

Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa: https://www.bayer.com. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.
, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.