Dia da Mulher

Estreando nossa nova sessão de curiosidades, vamos destacar o dia de hoje, o Dia da Mulher.

O acontecimento considerado crucial para a criação do Dia Internacional da Mulher foi um incêndio que aconteceu em uma fábrica têxtil na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em 1857, e que matou cerca de 130 operárias.

A má condição de trabalho nas fábricas era uma das lutas mais importantes das mulheres que começaram a trabalhar após a Revolução Industrial: além das longas jornadas e da insalubridade do ambiente, havia ainda a questão salarial – mulheres chegavam a ganhar 1/3 do que os homens ganhavam pelo mesmo tipo de trabalho.

As manifestações foram intensas e as represálias, violentas. Acredita-se que as operárias que morreram na fábrica tenham sido propositalmente trancadas dentro do local.

Muitos historiadores acreditam que o dia 8 de março foi escolhido em função de um protesto de quase 100 mil mulheres contra o Czar Nicolau II, da Rússia, movimento que contribuiu para o fortalecimento popular para a formação da Revolução Russa.

Duas décadas mais tarde, a ONU assinou o primeiro acordo internacional para princípios de igualdade entre homens e mulheres, reconhecendo o “8 de Março” como Dia Internacional da Mulher.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.