A cidade de Goiânia se torna um marco na educação para o trânsito com a inauguração da primeira etapa da Mini Cidade, um espaço inovador do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira, 9 de outubro, e apresenta uma pista equipada, desenhada para ensinar às crianças, de forma prática, sobre segurança viária.
Visando formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, o projeto destina-se a crianças entre 6 e 12 anos, incluindo adaptações para aqueles com mobilidade reduzida. A Mini Cidade recria um ambiente urbano em escala reduzida, proporcionando aos jovens uma imersão em situações reais de trânsito, com um investimento de R$ 1,1 milhão em uma área de 18 mil metros quadrados.
De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a educação infantil em trânsito é um passo essencial na proteção da vida e na formação do futuro. “Queremos que esses meninos e meninas não apenas aprendam, mas que se tornem multiplicadores de conhecimento nas suas famílias e comunidades”, declarou.
Com capacidade para atender até 120 crianças por dia, a Mini Cidade divide os alunos em turmas de até 60 participantes. O programa é dinâmico e inclui palestras lúdicas com vídeos educativos, atividades práticas como passeios em minicarros elétricos, utilização de bicicletas, caminhadas como pedestres e interação com um tapete pedagógico. Ao final do aprendizado, as crianças recebem a CNH Mirim, um certificado de participação.
As atividades contam com uma frota de seis carros elétricos (com capacidade para quatro pessoas) e dezoito bicicletas de tamanhos variados, garantindo a adequação dos veículos para diferentes idades das crianças. Após a inauguração, o espaço estará disponível para agendamentos de escolas interessadas, organizados pela Gerência de Educação de Trânsito do Detran-GO.
A criação da Mini Cidade é uma resposta a dados alarmantes sobre segurança viária. Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte entre crianças de 2 a 12 anos no Brasil. Em Goiás, entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 1.142 acidentes envolvendo jovens de até 17 anos, resultando em 30 óbitos.
Por serem mais vulneráveis, devido a limitações na percepção espacial e auditiva, crianças necessitam de um ensino apropriado sobre trânsito. “Ensiná-las sobre segurança viária é uma forma de cultivar uma mudança cultural em toda a sociedade”, finaliza o Delegado Waldir.
Serviço
Projeto: Mini Cidade Detran-GO
Público-alvo: Crianças de 6 a 12 anos
Capacidade diária: 120 crianças (duas turmas de 60)
Atividades: Passeio em minicarros elétricos, bicicletas, caminhada de pedestres, tapete pedagógico e CNH Mirim
Agendamento: Na Gerência de Educação de Trânsito







