Dedicação ao esporte: Thomás Amaral é destaque da equipe de Tênis da Associação Atlética Ararense

O jovem tenista Thomás Amaral de 11 anos, atleta da Associação Atlética Ararense, tem sido motivo de orgulho para seus pais Jociane e Alexandre Amaral e seus professores. Isso porque seu amor pelo tênis, praticado por ele com muito empenho e dedicação desde os 5 anos, lhe proporcionou o título de campeão do Circuito Paulista de Tênis 2021.

O professor de Thomás, Guilherme Paganotti, destaca que essa conquista é resultado de muito treino, trabalho e dedicação, fundamentais para o sucesso de qualquer atleta. “O Thomaz é fruto das escolinhas de Tênis da Associação e tem a oportunidade, assim como outros alunos, de desenvolver-se no esporte com o auxílio de professores extremamente dedicados à essa tradição forte do Tênis em Araras”, contou Guilherme.

O jovem atleta, além do professor Guilherme, já passou também pelas mãos dos professores Ivan Cressoni e Elenita Cressoni, cada um deles com uma importância e contribuição especiais em cada etapa da vida de Thomás. “As escolinhas são o início da prática de esportes dentro da Associação e são a oportunidade dos alunos conhecerem todas as modalidades e escolherem o esporte que os realiza mais. Nosso trabalho é ajudá-los nesse percurso identificando os alunos que demonstram a vontade e o comprometimento de partir para uma prática mais séria da modalidade escolhida em nossas equipes de treinamento”, aponta o professor Guilherme.

Thomás contou à Expressão que começou no clube praticando judô, tênis, futebol e natação. “De todos os esportes, os dois que mais gostei foram o tênis e o judô. Com o tempo, fiz a opção pelo Tênis, e hoje treino todos os dias, de uma hora e meia a 2 horas por dia e me sinto muito feliz jogando Tênis”, diz.

A mãe de Thomás, Jociane Amaral, ressalta o orgulho que ela e o pai Alexandre sentem ao ver a dedicação do menino durante os treinos e sua coragem ao entrar em quadra e participar das competições. “Vemos no Thomás muito amor ao tênis e uma disciplina muito grande com os treinos que ele leva com ele para outras áreas da vida pessoal também, como os estudos e a organização de sua rotina. A prática do esporte tem como maior ganho a formação de caráter, o desenvolvimento mental, a construção de valores e o comprometimento com tudo o que a pessoa faz. Vemos muito essa disciplina e amadurecimento no Thomás”, destaca Jociane.

E completa: “A rotina do jogador não é fácil. Treinar de segunda à sábado e participar dos torneios aos finais de semana exige muito empenho tanto do atleta como da família, que precisa organizar toda uma estrutura para poder acompanhar essa evolução. Deixamos sempre claro para o Thomás que ele tem toda a liberdade de jogar enquanto for bom para ele, que a vida não é só de vitórias, aliás os jogadores de alto nível no Tênis mais perdem do que ganham. Não é fácil, mas o incentivamos pelo seu amor ao esporte, mostrando a ele que o importante é que ele treine com satisfação e se dedique a ser um pouco melhor a cada dia para ele mesmo”. explica a mãe.

Como principais ídolos do esporte, Thomás acompanha pela televisão os jogos do tenista Rafael Nadal, que é canhoto assim como ele, e de Dominic Thiem. Assim como os tenistas profissionais, ele se considera muito competitivo e faz questão de participar de todos os torneios da Federação Paulista de Tênis e também da Confederação Brasileira de Tênis. Participou da Copa das Confederações na categoria Bola Laranja, defendendo o Estado de São Paulo e se prepara para disputar a Etapa Porto Alegre do Campeonato Brasileiro em Julho deste ano na cidade de Uberlândia.

O professor Guilherme lembra que os atletas da Associação ganham muito com a prática do esporte de forma mais profissional. “Aqui no clube, os atletas não podem ter problemas escolares nem de comportamento. Devem sempre ter boas notas, bom inglês e uma conduta de vida exemplar para que possam fazer parte das equipes de treinamento. A Associação Atlética Ararense cuida muito bem de seus atletas, proporcionando-lhes todo o apoio e incentivo para que cresçam e se destaquem, com auxílio inclusive para as inscrições, transporte e alimentação na participação dos torneios. Além disso, temos atletas que devido ao comprometimento e dedicação ao esporte conseguiram bolsas para estudar em faculdades americanas, sem dúvida uma conquista muito relevante para a formação e o futuro de sucesso desses jovens.” completa Guilherme.

Mais informações sobre todas as modalidades de esporte e a estrutura oferecida pela Associação Atlética Ararense, presidida por Marco Antonio Pinto, podem ser obtidas pelo telefone (19) 3541-2255. Acompanhe a AAA, também pelas redes sociais, no instagram @associacao_atletica_ararense e https://www.facebook.com/piscinaararas. O site é o https://www.piscinaararas.com.br/

 

, , , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.