De tempero à fruta, 5 alimentos que melhoram a saúde das veias e artérias

Prevenção continua sendo o melhor remédio contra doenças e desordens no organismo e um dos aliados mais importantes está na dieta, com alimentação saudável. “Alguns alimentos têm a capacidade de ajudar e muito o funcionamento do nosso corpo, facilitando a circulação do sangue, por exemplo. Então é fundamental, para evitar doenças e ter veias e artérias saudáveis, incluí-los na dieta”, afirma a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. “Pessoas com histórico de doenças vasculares na família podem, com ajuda do médico, começar um tratamento preventivo que vise buscar qualidade de vida e diminuir o risco do aparecimento dessas doenças. E, além da prática de exercícios físicos, a boa alimentação fornece os nutrientes necessários para melhora da circulação”, acrescenta. “Da mesma forma, temos que tomar cuidado com o excesso de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sódio e gordura trans. Altos níveis de colesterol circulante são maléficos, uma vez que o colesterol se deposita nas paredes dos vasos sanguíneos e prejudica a circulação sanguínea, a oxigenação das células e aumenta o risco de acidentes vasculares cerebrais”, diz a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia. Conheça esses poderosos alimentos, que vão de tempero à frutas, e podem ser importantes aliados quando incluídos no hábito alimentar:

Gengibre

O gengibre (Zingiber officinalis) é uma planta rizomática originária da Ásia, utilizada desde os tempos mais antigos para fabricação de alimentos e medicamentos. “Vários estudos científicos descreveram os compostos bioativos do gengibre, entre eles o mais importante é o gingerol, cujas propriedades medicinais já foram comprovadas”, explica a Dra. Marcella. Potente anti-inflamatório, o gengibre combate dores musculares, ajuda contra artrite reumatoide e problemas circulares. “O gingerol tem alto efeito anti-inflamatório. Além disso, o condimento possui uma enzima que ajuda a dissolver a fibrina, proteína envolvida na coagulação do sangue. A fibrina atua no processo de formação dos trombos e também está ligada ao endurencimento das veias varicosas”, explica a Dra. Aline. O gengibre pode ser consumido na forma alimentar, aproximadamente 10g da raiz adicionada aos alimentos e sucos, ou ser ingerido sob a forma de infusão, em pó de 1 a 5g por dia, e também sob a forma de extratos em doses individualizadas, segundo a Dra. Marcella.

Alecrim

Usado há séculos para aliviar dores musculares, melhorar a imunidade e a microcirculação, o Alecrim é rico em uma substância chamada ácido carnósico, que tem importante ação contra os radicais livres. “Além disso, o Alecrim possui o ácido rosmarínico, que desintoxica e reduz a inflamação. Assim, esse tempero é um importante aliado para aumentar a circulação nos pequenos vasos em torno dos músculos e órgãos”, afirma a Dra. Aline. Além de ser usado como tempero, o alecrim tem os mesmos benefícios na forma de chá.

Beterraba

Fonte de energia, mas também antioxidante, anti-inflamatório e desintoxicante, a beterraba é um tubérculo capaz de aumentar o fluxo de sangue nos músculos, melhorando também a contração muscular. “Uma das substâncias presentes na beterraba é o nitrato, que é metabolizado no organismo e se transforma em óxido nítrico, que relaxa os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo. Essa propriedade, segundo estudos, também melhora a circulação nas veias e previne varizes”, afirma a médica. “Além das vitaminas, minerais e antioxidantes como a betalaína, que dá cor à beterraba, o tubérculo na forma de suco tem entre suas principais funcionalidades a elevação dos níveis séricos de óxido nítrico, resultando em um maior fluxo de sangue, de oxigênio e de nutrientes pelo corpo todo, que faz do suco uma ótima escolha para antes da prática de atividades físicas”, afirma a Dra. Marcella Garcez. Um estudo australiano avaliou que um único copo de suco de beterraba é capaz de reduzir a pressão arterial em poucas horas – e o nitrato é o responsável por essa ação de relaxar os vasos e fazer o sangue fluir melhor.

Laranja

Apesar de lembrarmos só da Vitamina C, a laranja é muito mais do que isso e é composta também por ácido fólico, potássio, magnésio, fibras e flavonóides. “Esses componentes têm importante atuação antioxidante e são capazes de reduzir o colesterol. No caso quando comemos a fruta é ainda melhor, pois as fibras presentes no bagaço atuam para evitar o depósito de gordura nas artérias”, conta a cirurgiã vascular. Pesquisadores franceses do Instituto Francês de Pesquisa Agronômica afirmam que a hesperidina, um flavonoide da fruta, favorece o revestimento interno dos vasos. “Isso ajuda na circulação. O potássio presente na laranja também gera impacto positivo na circulação ao balancear o excesso de sódio na dieta”, conta a Dra. Aline. Um copo de suco de laranja por dia já é o suficiente para esses benefícios.

Banana

Por serem ricas em potássio, um mineral essencial para a estabilidade dos batimentos cardíacos, e com baixas concentrações de sódio, a banana ajuda a proteger o sistema cardiovascular contra alterações de pressão arterial e ritmo cardíaco. “Além disso, esse mesmo mineral ajuda a evitar cãibras e dores musculares”, afirma a médica nutróloga.

 

Fontes: Dra. Aline Lamaita (Cirurgiã vascular,membro da diretoria (comissão de marketing) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular); Dra. Marcella Garcez (Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN).

Imagem: Divulgação

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